Forças de Zeca Netto tomam a cidade de Pelotas

Forças de Zeca Netto tomam a cidade de Pelotas

Correio do Povo do dia 30 de outubro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As forças do general Zeca Netto, em frente a Intendência de Pelotas

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado

Os revolucionarios em Pelotas 

Pelotas, 29 - Depois de ligeiro tiroteio, as forças do general Zéca Netto tomaram esta cidade. Os revolucionarios appreenderam nos postos policiaes e no corpo de bombeiros numerosas armas e munições. Foram respeitadas as pessoas e as propriedades, sendo os prisioneiros postos em liberdade. O tiroteio entre o corpo provisorio acantonado nos galpões da Sociedade Agricola, e os revolucionarios durou até as 14 horas. O general Zéca Netto mandou retirar seus contingentes por achar inutil insistir na tomada daquella posição, localisada fóra da cidade, quando a columna já se encontrava no centro e os postos e a Intendencia tomados. O general Zeca Netto esteve na Intendencia, onde foi muito visitado e cumprimentado. 

DIVERSAS 

O tufão de ante-hontem - Ante-hontem, ao meio dia, caiu sobre esta capital violento tufão, acompanhado de forte carga d’agua. Os poucos minutos que elle durou, fez estragos avultadissimos em todos os pontos centraes da cidade e de muitos arrabaldes. As arvores das praças, do campo da Redempção e de muitos jardins particulares soffreram, tendo sido muitas dellas arrancadas ou partidas ao meio. Tambem não pequeno numero de casas ficaram destelhadas, facto este que alarmou um tanto os moradores das respectivas casas. A cerca do ground do S. C. Tabajara, situado no arrabalde dos Moinhos de Vento e construida ha pouco, foi totalmente derrubado occasionando áquelle club regulares prejuizos. Outro importante prejuizo se registrou no arrabalde do Parthenon. Ali, á rua Larga, esquina da rua Principe, o sr. Arthur Victorino Peixoto está construindo um sobrado. As obras, a cargo do constructor sr. J. Galvez se encontravam bem adeantadas, mas com o tufão de ante-hontem, as paredes, que já tinham sido levantadas ruiram por terra, facto este que veiu trazer prejuizos ao proprietario do predio em construcção. Com o forte vento garraram alguns botes e outras pequenas embarcações fundeadas no porto, sendo que o destroyer “Amazonas” teve um dos mastros partido. 

TELEGRAMMAS

As xarqueadas existentes no Brasil - A sua distribuição pelos Estados - Mais de metade 

pertence ao Rio Grande

Rio, 23 - Segundo nota fornecida pelo serviço de informações do ministerio da Agricultura pelo Serviço da Industria Pastoril, existe actualmente no Brasil, registradas nesta directoria, 96 xarqueadas, assim distribuidas pelos seguintes Estados: Rio Grande, 95; S. Paulo, 5; Matto Grosso, 13; Goyaz, 3; Santa Catharina 2; Paraná, 8; Minas Geraes, 9. 

França 

O Sahara será atravessado por uma via ferrea

Paris, 29 - “Le Journal” annuncia que logo que o parlamento reabra será apresentado um projecto de construcção de uma linha ferrea atraves do Sahara, a qual prestara grandes serviços ás colonias francezas da Africa e será naturalmente o escoadouro de productos da metropole destinados àquellas possesões . A linha partirá de Oran e terminará Onagadougou. 

Suissa 

Genebra, 28 - 50 familias tencionam emigrar para o Brasil. 

A grafia da época está 

preservada no Brasil 

CRONOLOGIA

O dia 30 de outubro na história
1909 - Inauguração do cinema Íris, no Rio de Janeiro. 
1922 - Mussolini é o novo primeiro-ministro da Itália.
1925 - Inauguração do Teatro Glória, no Rio de Janeiro. 
1960 - Nasce o jogador Diego Armando Maradona. 
1969 - Posse na presidência da República do general Emílio G. Médici.
1988 - Ayrton Senna conquista o primeiro campeonato de F1. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895