Colonos da colonia Guarany pedem garantias ao presidente da República

Colonos da colonia Guarany pedem garantias ao presidente da República

Correio do Povo do dia 27 de outubro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Guarda colonial para combater ladrões, em Santo Angelo

publicidade

Politica rio-grandense - Colonos que pedem garantias 

Santo Angelo, 25 - Por uma commissão de colomnos residentes na colonia Guarany foi passado aopresidente da Republica e ao ministro da Guerra os seguintes telegrammas: “Em nome da laboriosa população colonial daqui, da qual fazemos parte, pedimos o valioso auxilio de v. exc., no sentido de sermos garantidos pelo glorioso Exército nacional, visto como alem de sermos victimas do roubo de muitas dezenas de animaes, que tratamos para o nosso trabalho de arar as terras e para transportar productos, estamos actualmente com as vidas ameaçadas. “Ainda hontem, alguns colonos pretendendo rehaver animaes de um grupo foram barbaramente alvejados, tendo reagido, capturando dez homens e ferindo dois outros, sendo todos argentinos.

DIVERSAS 

Exportação de nozes - Houve uma época em que as nozes aqui consumidas eram importadas do extrangeiro. Nos ultimos annos, na região colonial, iniciou-se a cultura da nogueira que está dando perfeitamente. Esta cultura se tem desenvolvido de anno para anno, a ponto de se haver iniciado a exportação para os portos de S. Paulo e Rio de Janeiro. Os embarques tem sido animadores, sendo que o vapor “Itabera” , em uma de suas ultimas viagens, levou nada menos de 50 saccos, com um total de 3.000 kilos. Convem ainda accrescentar que as nozes colhidas nos municipios da região colonial, pela sua aparencia e sabor, em nada são inferiores ás de procedencia extrangeira. Sendo adquiridas dos colonos aos preços $500 e 1$000 o kilo, são depois revendidas ao publico a 2$000 e 3$000, havendo occasiões em que obtem maiores preços. 

Serviço militar na Italia - O consulado da Italia recebeu um telegramma da embaixada do seu paiz no Rio de Janeiro, communicando que do dia 15 do correnre em deante foram abertos no reino da Italia os arrolamentos para os conscriptos da classe de 1904. Nesse sentido o consulado tambem recebeu outras instrucções. 

Renda da Alfandega - A renda arrecadada pela Alfandega desta capital attingiu, até o dia 26, a importancia de 926:261$254. 

TELEGRAMMAS

Italia 

A viagem do presidente do 

conselho ao norte do paiz

Turim, 25 - O presidente do conselho, sr. Mussolini, visitou os estabelecimentos Fiat, onde foi recebido pelos directores da empreza e acclamadissimo pelos operarios e restante pessoal. Desejando fazer uma idéa exacta do funccionamento das varias secções, o chefe do governo tomou lugar num “auto-Dom” com a sua comitiva e percorreu todos os andares, tendo o ensejo de observar a fabricação completa de uma machina, desde a menor peça até estar prompta para a venda. Sempre de auto, o sr. 
Mussolini foi transportado em elevadores até o ultimo andar, onde está a pista que domina a cidade e donde assistiu a vertiginosas corridas de aeroplanos tripulados pelos “azes” Salamano e Bordono, emquanto, a pequena altura do solo, voavam outros aviões. Todos estes apparelhos eram de construcção da mesma empreza Fiat. Pouco depois, o sr. Mussolini regressou ao rez-do chão, sendo ahi recebdido com grandes ovações de alguns milhares de operarios.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de outubro na história
1831
- Formatura da primeira turma da Faculdade de Direito de São Paulo, com 51 bacharéis. 
1892 - Nasce o jornalista e escritor Graciliano Ramos.
1912 - Inauguração do Bondinho do Pão de Açúcar. 
1971 - O Congo passa a se chamar Zaire. 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895