Moradores da avenida Bom Fim pedem a Companhia de Água e Luz que se regularize os horários dos bonde

Moradores da avenida Bom Fim pedem a Companhia de Água e Luz que se regularize os horários dos bonde

Correio do Povo do dia 26 de outubro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os horários dos bondes nos seus terminais estavam irregulares

publicidade

Os serviços de bonde
Diversos moradores da avenida Bom Fim, Caminho do Meio e immediações pedem por nosso intermedio, aos dirigentes da Companhia Força e Luz façam que se regularize melhor os horarios dos bondes letra E, os quaes andam uns adeantados e outros atrazados prejudicando immensamente os que com frequencia delles necessitam, principalmente operarios e empregados no commercio e bancos, os quaes são obrigados a obedecerem severamente a determinado horario. Não havendo remedio para os que soffrem atrazo, o que as vezes se justifica, não devem os que andam folgados partirem como seguidamente acontece, da Praça Senador Florencio ou do fim da linha com cinco ou mais minutos adeantados, forçando assim o passageiro a esperar outro carro, que com grande espaço de tempo o seguirá. 

DIVERSAS

Passeata de alumnos militares - Hontem, às 16 horas, fez uma passeata pelas ruas da cidade, a 1ª companhia do batalhão de alumnos do Collegio Militar desta capital. A companhia compunha-se de 165 alumnos, e era commandada pelo capitão-alumno João Tubino, que vinha acompanhado pelo respectivo instructor, 1º tenente Lemos Bastos. Os alumnos militares desfilaram pela ruas de Porto Alegre com muito garbo e disciplina, puxados pela banda de musica constituida tambem por alumnos daquelle instituto de ensino. 

Conflicto no Bairro Rio Branco - Ás 11/12 horas de hontem por motivos que a policia ainda não havia apurado até á hora em que fizemos esta noticia, na rua Fernandes Vieira, nas proximidades do Campo do Bom Fim, travaram-se de razões Januario Maciel e João Braz. Do conflicto, travado á faca, arma com que estavam ambos os contendores munidos resultou sairem os dois feridos, Maciel recebeu um profundo ferimento no ventre e Braz ligeiros ferimentos. A policia, que accudiu o local tomou as providencias necessarias, transportando os dois para a ambulancia do 3º districto, onde foram medicados. Maciel, cujo ferimento e grave como acima dissemos, foi recolhido á Santa Casa e Braz ficou preso naquelle posto, devendo hoje ser aprsentado á Chefatura de Policia. 

TELEGRAMMAS

Politica rio grandense 

O levante na Fronteira do 

Estado

Bagé, 25 - Cartas chegadas do proprio acampamento informam que a columna do general Estacio Azambuja, actualmente operando neste municipio, está em boas condições, recebendo numerosos combatentes novos que se incorporaram nestes ultimos dias. A mesma correspondencia informa tambem, que o major Anaurelino da Rosa, que se achava no interior, seguiu com grande numero de companheiros em direcção ao acampamento daquelle general. 

Bagé, 25 - Tendo circulado na cidade boatos da vinda do general Estacio Azambuja para a sua residencia, o “Correio do Sul” em sua secção “Politica Rio Grandense”, desmente o boato, e attribui aos situacionistas que accrescenta: “ o bravo guerrreiro libertador acha-se no posto de honra, à frente dos seus heroicos commandados, dentro do territorio deste municipio, onde saberá mostrar aos mantenedores da tirania que nos avilta como se cumpre o dever de defender a patria e liberdade.”

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de outubro na história
1879 -
Nasce Leon Trotsky, um dos líderes da revolução russa.
1916 - Nasce o presidente da França François Mitterrand.
1942 - Nasce o cantor e compositor Milton Nascimento. 
1976 - Morre o pintor Di Cavalcanti.
1976 - O presidente Ernesto Geisel admite a existência de torturas para o arcebispo de Juiz de Fora, Dom Penido. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895