Forças do tenente coronel Leopoldo Ayres de Vasconcellos vão a São Borja

Forças do tenente coronel Leopoldo Ayres de Vasconcellos vão a São Borja

Correio do Povo do dia 11 de outubro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Leopoldo Ayres de Vasconcellos, comandante do 1º batalhão da BM

publicidade

Politica rio-grandense - 

A situação no interior do Estado 

A fronteira do Estado

Uruguayana, 5 - Vindo de Alegrete, passou hoje por esta cidade, ás 14 horas, em trem expresso, com destino a S. Borja, o 1º batalhão da brigada militar, commandado pelo tenente-coronel Leopoldo Ayres de Vasconcellos. Esse corpo, além de cavalhada, leva ambulancia e seis caminhões. Por ter sido posto em liberdade pelo general Honorio Lemos, chegou hontem aqui o capitão Antonio Guimarães, que em Quarahy caiu prisioneiro juntamente com o coronel Miguel Corrêa. Traz elle optima impressão das forças do general Honorio, dizendo estar elles bem armado e municiados, reinando completa ordem e disciplina. O capitão Guimarães mostra-se agradecido pelo trato cavalheiresco que recebeu, não só do referido chefe revolucionario, como de todo pessoal. 

DIVERSAS 

Construcção do hospital allemão em Porto Alegre - A directoria da Companhia Hamburgueza resolveu, afim de facilitar a construcção deste hospital transportar gratuitamente de Hamburgo ate Porto Alegre todo material de construcção necessario. Por emquanto trata-se de 3.000 barricas de cimento , 150 toneladas de ferro redondo e 30 rôlos de arame. A directoria da Companhia Hamburgueza que por esta fórma irám contribuir para que seja breve uma realidade a construcção do hospital allemão no Moinhos de Vento, onde hoje apenas se encontram os alicerces do importante edificio que a colonia allemã deseja completar dentro de pouco tempo. 

A festa da Raça - Proseguem animados os preparativos para a “Festa da Raça”, que a colonia hespanhola realizará na proxima sexta-feira no local do Tiro Allemão, sendo grande a procura de convites. A conferencia que nesse dia pronunciará o sr. Angel Aguarod, presidente da Sociedade Hespanhola de Soccorros Mutuos, começará ás 13 1/2 horas e se realizará no grande salão do Tiro Allemão, versando sobre o seguinte thema: “O sentimento de raça e o ideal de fraternidade universal.”

Objectos perdidos - O sr. José Lucas da Silva depositou em nosso escriptorio uma chave, encontrada á rua Duque de Caxias. 

TELEGRAMMAS

A prohibição das bebidas 

alcoolicas - Uma reunião da 

Associação dos Viticultores

Roma, 9 - A Associação dos Viticultores reuniu-se nesta capital afim de examinar a serio, a situação em que se acha actualmente a industria e adoptar as medidas que julgarem convenientes afim de contra-balançar as tendencias prohibitivas que se observam em diversos paizes, assim como na propria Italia, e que ameaçam um dos principaes ramos da producção nacional. 

A descongelação da carne 

Londres, 9 - No mercado de Smithfield, foram realizadas, com pleno successo, varias experiencias de um novo processo electrico de descongelação de carnes, o qual parece destinado a revolucionar a industria. O processo, que é de origem australiana, exige pequenissimas despezas e permitte a descongelação completa dentro de 24 horas. 

Transformação do partido 

fascista
O sr. Mussolini, chefe do governo, suspendeu as suas audiencias, dedicando-se, a redigir o novo estatuto do partido fascista italiano. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de outubro na história
1905 - Lançamento da revista “Tico-Tico”, primeira revista brasileira de quadrinhos. 
1908 - Nasce o compositor Cartola.
1940 - Primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira. 
1963 - Morre a cantora francesa Edith Piaf. 
1996 - Morre o cantor do grupo “Legião Urbana”, Renato Russo. 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895