Maternidade da Santa Casa de Porto Alegre

Maternidade da Santa Casa de Porto Alegre

Correio do Povo do dia 7 de outubro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A maternidade da Santa Casa de Porto Alegre passou a abrigar crianças de todo o Estado

publicidade

Pelas mães

e pelas creanças 

Continua a despertar as mais vivas sympathias, não só no seio da população desta capital, mas tambem por todas as cidades do Estado, a idea da fundação da Maternidade e do pavilhão destinado a uma enfermaria para creanças, annexos á Santa Casa. As parturiantes e os pequeninos doentes que se soccorrem, diariamente, da piedade do nosso hospital, não pertencem exclusivamente a Porto Alegre, mas vêm ainda de todos os pontos do Estado, por falta de recursos materiaes ou medicos com que possam realisar, nas localidades em que residem, o respectivo e necessario tratamento. A idéa da fundação dessa grande obra de caridade e de elevados fins sociaes, abrange todas as pobres mães e todas as criancinhas doentes, daqui ou do interior, que necessitem do amparo dessas instituições. 

DIVERSAS

Bonde contra carroça - Pela manhã de hontem, o bonde letra “I” n. 38, que tinha como motorneiro o de chapa n. 155, de nome Isolino Teixeira, apanhou quando corria pela rua Misericordia, uma carroça pertencente à Cervejaria Bopp, guiada por Honorio de tal. Do encontro resultou ficar a carroça com dois varaes quebrados, sahindo os animaes que a tiravam bastante lastimados. A policia ouviu a respeito varias testemunhas, tomando por termo as declarações prestadas. 

VII Exposição de Flores - Ante-hontem, a noite, na séde do Syndicato Agricola Rio-Grandense, reuniu-se a commissão encarregada de organisar a VII Exposição de Flores. 
Choque de automoveis - As 8 1/2 horas de hontem, quando corria pela rua Marechal Floriano o automovel de n. 756 guiado pela chauffeur de nome Antonio Brognolotto, ao chegar a esquina da rua Duque de Caxias, chocou-se com o de n. 159. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

Declarações do senador 

Carlos Barbosa

Rio, 5 - O senador Carlos Barbosa affirmou que o movimento revolucionario que, ha mezes, perturba a paz do seu Estado está em franco declinio, não mantendo mais os insurrectos em seu poder nenhum municipio do Rio Grande. Aliás, ponderou o senador rio-grandense, a reunião da grande convenção a installar-se na capital do Rio Grande a 12 do corrente mostrará a cohesão do partido republicano. Accrescentou: “esse movimento, agora, é a ultima tentativa dos federalistas contra os republicanos; o que ha na minha terra é revivencia de 1893. São os successores de Gaspar Silveira Martins em frente dos successores de Castilhos. E a luta tradicional entre dois partidos, a guerra estará finda em 30 dias”.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 7 de outubro na história
1841 - Inauguração em Niterói da primeira Escola Normal do país. 
1962 - Miguel Arraes é eleito governador de Pernambuco. 
1975 - Bernardo Leighton, ex-vice-presidente do Chile, sofre atentado em Roma, cometido pelos agentes da Dina, e fica inválido. 
1992 - Abimael Gúzman, fundador do Sendero Luminoso no Peru, é condenado à prisão perpétua. 

O dia 8 de outubro na história
1892 - Primeira linha elétrica de bondes trafega no Flamengo, RJ, com Floriano Peixoto como passageiro. 
1967 - Ernesto Che Guevara, revolucionário argentino, um dos líderes com Fidel Castro, da Revolução Cubana, é morto nas selvas da Bolívia. 
1992 - Morre Willy Brandt, ex-presidente da Internacional Socialista.
1998 - José Saramago ganha o Nobel de Literatura. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895