Inauguração do Teatro Orpheu na rua Benjamin Constant

Inauguração do Teatro Orpheu na rua Benjamin Constant

Correio do Povo do dia 6 de outubro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Theatro Orpheu, depois virou cine Astor, na rua Benjamin Constant

publicidade

Theatro Orpheu 

Inaugurou-se ante-hontem, nesta capital, o Theatro Orpheu, situado na rua Benjamin Constant e de propriedade dos senhores Mendelski e Irmão. O novo theatro é um grande predio de belleza architectonica. O predio tem cinco portas, duas para entrada e tres para saída. As portas de entrada dão para a sala de espera, e está artisticamente mobiliada e decorada, e a qual, por sua vez, dá accesso á platéa cujo o salão é amplo, espaçoso e ventilado. Nelle, estão collocadas as poltronas, cerca de duas mil, as quaes se dividem em 1 e 2 classes, sendo as mesmas commodas e confortaveis. Ao fundo do salão, no palco está collocado o panno de projecção, estando situada atrás do mesmo, a cabine. O palco também é amplo e largo, nelle podendo trabalhar companhias theatrais de qualquer genero. O Theatro Orpheu será aberto hoje á frequencia publica. 

DIVERSAS 

Uma nova igreja - A antiga communidade católica de São José, cuja capella estava localisada ha longos annos á rua Marechal Floriano, e ultimamente á rua São Raphael, em capella provisoria, está agora construindo á mesma rua, a sua nova egreja e cujas obras estão adeantadas. A commissão constuctora resolveu denominar o novo templo de Egreja S. José do Centenario, por isso que a sua construcção foi iniciada no anno de 1922, data do Centenário da Independencia do Brasil, com o objetivo de terminal-a 1924, exactamente no Centenário da da immigração germanica no Rio Grande do Sul. A communidade, que fora fundada por allemães, dando essa denominação a sua egreja, quer assim por um monumento duradouro e digno, comemorar não só a magna data historica do Brasil, patria nativa ou adoptiva da maioria dos actuaes membros da communidade, como também o Centenario da Immigração germanica, representando tal monumento, um preito de gratidão ao Rio Grande do Sul, pela acolhida que deu, ha cem annos, aos seus antepassados. 

Em memoria do marechal Hermes - 
O general Eurico de Andrade Neves, commandante da 3 Região Militar, e a officialidade da guarnição, farão celebrar solemne exequias por alma do marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, no 30 dia de seu fallecimento. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

Vaccaria, 4 - Informações vindas de Bom Jesus dizem que no combate travado ante-hontem entre as forças da brigada provisoria do nordeste e as do general Felippe Portinho, nas cabeceiras do rio Pelotas, houve baixas de parte a parte, constando a morte do major Antonio Ignacio Velho, intendente de Bom Jesus. A pedido do dr. Paim Filho e remettidos pelo intendente de Antonio Prado, foram distribuidos aqui pelo padre Ephrem farinha de milho as pessoas pobres.

Vaccaria, 5 - Os revolucionarios apos o combate da Fazenda Nova no municipio de Bom Jesus, passaram para o municipio de S. Joaquim no Estado de Santa Catharina. Confirma-se a noticia da morte do major Antonio Velho tendo sido muito lamentada. Consta ainda que em consequencia de ferimento recebido no combate da Fazenda Nova falleceu o alferes Octacilio Oliveira.

S. Borja, 5 - Devido a entrada das forças do general Honorio Lemos nos municipios de S. Francisco de Assis e Santiago do Boqueirão, a grande movimento de forças nesta cidade. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de outubro na história
1930 - João Dantas, assassino de João Pessoa, suicida-se na cadeia.
1962 - Estreia do primeiro filme de James Bond. 
1981 - Assassinato do presidente do Egito Anuar Sadat.
1989 - Morre a atriz Bette Davis. 
1999 - Morre a cantora de tango portuguesa Amalia Rodrigues. 

 

 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895