Violento combate das forças de Estacio Azambuja e Claudino Nunes Pereira em Bagé

Violento combate das forças de Estacio Azambuja e Claudino Nunes Pereira em Bagé

Correio do Povo do dia 5 de outubro de 1923, sexta-feira, noticiava:

General Estacio Azambuja com sua tropa

publicidade

Politica rio grandense

- A situação no

interior do Estado 

Encontro de forças

do coronel Claudino

Pereira e general Estacio Azambuja 

Lavras, 4 - A força governista local, commandada pelo major Servulo de Souza, sahiu em direcção a Maricá, rumo tomado pela força do general Estacio Azambuja, que vae seguida de perto pelo coronel Claudino Pereira. Estas duas ultimas forças combateram no campos da familia Macedo, ignorando-se se tiveram baixas. 

Bagé, 4 - O “Correio do Sul”, acaba de affixar um telegramma de Lavras, dizendo que esta manhã travou-se violento combate entre as forças do general Estacio Azambuja e do coronel Claudino Nunes Pereira. 

DIVERSAS 

Construcções militares - Em Santa Maria, ficará completamente terminado até meados deste mez, o edificio do Hospital Militar, que o governo federal mandou construir naquella cidade. Consta de seis pavilhões e do necrotério. A construcção do quartel destinado ao 5º R. A. M. está muito adeantada, estando quasi concluidos os 14 dos 17 pavilhões que o quartel abrangerá. 

Passageiros de um bonde aggredidos 

Hontem á noite, por occasião da ultima viagem do bonde da Gloria, que vinha do fim da linha, os srs. Mauricio Dias e Arlindo Dias, residentes á rua General Lima e Silva n. 47 B, foram aggredidos pelo motorneiro Adão Brandão e Antonio Farias, conductor e pelo capataz Maximiliano de Azevedo. Em suas declarações feitas ao delegado judiciario do 2º districto, sr. Dario Barbosa os aggredidos dizem que moticou a aggressão o facto de terem reclamado ao conductor o registro no respectivo relogio das passagens que haviam pago. A policia mandou intimar os aggressores.

Syndicato Agricola Rio Grandense - 
Os orgãos dirigentes desta associação continuam em plena actividade, empenhados em resolver e encaminhar os assumptos que o Syndicato se propõe a soluccionar o quanto antes. Assim é que, são realisadas reuniões na séde, na rua dos Andradas n. 258. 

TELEGRAMMAS

Desastre de bonde 

Pelotas, 3 - Na rua Payssandu: um bonde apanhou a sra. d. Francisca Bifano, de avançada edade a qual fracturou o braço esquerdo, tendo tido diversas escoriações pelo corpo. 

O custo da resistencia 

passiva no Ruhr

Berlim, 3 - Os trabalhadores desta cidade “enterraram” solemnemente a resistencia passiva do Ruhr e enviaram uma corôa funebre ao ex-chaceller Cuno, com a seguinte frase “pezar”.

Paris, 3 - Os districtos de Dusseldorf, Essen, Dortmund, Wissen, Hoorde, Bochun abandonaram a resistencia passiva. As autoridades alliadas foram informadas de que este districtos entrarão com a cota da parte que lhes couber nas despesas feitas com a permanencia das tropas de occupação.

Berlim, 4 - O director das minas do Estado encetou negociações com a missão inter alliada de controle para se voltar ao regimen dos pagamentos em especie. Os jornaes discutem a situação no Ruhr e avaliam quanto custou a Allemanha o que elles chamam “batalha do Ruhr”. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de outubro na história
1908 - Conclusão das obras da Avenida Atlãntica, em Copacabana.
1927 - O cinema falado estreia com o filme “The Jazz Singer”. 
1935 - Nasce o ator Tarcísio Meira. 
1966 - Inauguração da Unicamp. 
1988 - Plebiscito aprova o não à continuidade de Pinochet no Chile. 
1988 - Depois de 1 ano e oito meses é promulgada a Constituição. 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895