Forças do general Honorio Lemos travam sangrenta batalha na vila S. Francisco de Assis

Forças do general Honorio Lemos travam sangrenta batalha na vila S. Francisco de Assis

Correio do Povo do dia 3 de outubro de 1923, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

São Francisco de Assis foi palco de um sangrento combate

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior 

Santa Maria, 2 - Pessoas chegadas agora pelo trem da fronteira dão a noticia de após sangrento combate, ter sido tomada a villa de S. Francisco de Assis por forças do general Honorio Lemos, em numero de 500 homens approximadamente. Accrescentam que a villa era defendida por uma guarnição de 200 homens e que o chefe atacante enviou uma intimação para rendição no praso de duas horas, rompendo os defensores immediatamente fogo nutrido. Em vista disso, foi organisado o ataque, que esteve sangrento, pois consta que houve 26 mortos e muito feridos da parte dos governistas contra 18 baixas, mais ou menos dos revolucionarios. As forças revolucionarias que tomaram S. Francisco de Assis seguiram para Santiago do Boqueirão. 

DIVERSAS 

O “fascismo” na italia - Em reunião realizada, domingo ultimo, por iniciativa dos “Reduci di Guerra” foram assentados os festejos que pretendem levar a effeito, aqui no proximo dia 28 do corrente, em commemoração da passagem do primeiro anniversario da posse do governo fascista da Italia. Depois de tratarem dos differentes assumptos, que se prendem aos festejos projectados, resolveram convocar nova reunião para domingo proximo, dia 7 do corrente, ás nove horas da manhã, a rua Riachuelo n. 192. 

Victima da “Mancha” - Do jornal “Missões”, que se publica na cidade de S. Luiz Gonzaga, transcrevemos o seguinte: “O comerciante, sr. José Luiz de Abreu, morador em Itacoroby, lugar visinho do local onde se deu o combate de Inhandijú, morreu, ha dias, victima da sua propria imprudencia. Morrera-lhe uma rez da “mancha” e querendo aproveitar o couro, foi elle mesmo tiral-o. Ao dia seguinte o infeliz homem morria infeccionado, apresentando na fronte um entumecimento. Ahi está um exemplo que deve aproveitar as pessoas que zombam do terrivel mal. Dias atrás, nesta cidade, morreu uma vacca de mancha. Seu dono mandou tirar-lhe o couro e depois foi o animal arrastado pelas ruas até fóra. deixando um rastro de liquido sanguionolento, causando um mal odor por todo logradouro. 

TELEGRAMMAS

A immigração em S. Paulo 

S. Paulo, 2 - Desde 1 de janeiro deste anno até 30 de setembro ultimo entraram neste Estado cerca de 37.600 immigrantes destinados á lavoura. 

Experiencias com o 

carvão paranaense 

Curityba, 2 - A companhia de pesquizas de carvão em Ribeirão Novo do Paraná, explorando as primeiras camadas da bacia de carvão, situada nas margens da linha ferrea no ramal de Parapanema, experimentou o carvão das machinas da estrada de ferro S. Paulo - Rio Grande, dando o mesmo carvão excellentes resultados, tendo um trem carregado seguido de Jaguariahiso até Ponta Grossa queimando exclusivamente carvão paranaense, não entupindo as rêdes das fornalhas, não empastando as grelhas e fornecendo as calorias sufficientes para manter a caldeira com a pressão precisa. 

O sr. Mussolini fará em breve uma exposição da situação 

governamental 

Roma, 2 - O “Giornale d’Italia” informa que na abertura dos trabalhos do Grande Conselho Fascista, o sr. Mussolini falará.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de outubro na história
1915 - Nasce o ator Grande Otelo. 
1930 - Inicia no Rio Grande do Sul a Revolução de 30.
1950 - Getúlio Vargas é eleito presidente com 49 % dos votos. 
1952 - Criação do IAPI - Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários.
1990 - Alemanha Oriental se integra à Ocidental. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895