Instalado movimento revolucionário na Baviera

Instalado movimento revolucionário na Baviera

Correio do Povo do dia 30 de setembro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Movimento revolucionário na Baviera rejeita o Tratado de Versailles

publicidade

Irrompeu um movimento revolucionario na Baviera

Rio, 27 - A AP acaba de receber um telegramma de Londres, communicando que estalou um movimento revolucionario na Baviera.
Berlim, 28 - Após a conferencia do chanceller Stressemann com os embaixadores da França, Inglaterra e Belgica partiram para Munich reforços militares tirados das guarnições da Alta Baviera.

Munich, 28 - A proclamação publicada pelo governo da Baviera declara que o Tratado de Versailles não é mais valido, visto a illegalidade da occupação do Ruhr. O governo neste documento sustenta a nomeação de von Kahr no cargo de dictador, apenas como medida de precaução em presença da profunda indignação que a cessação da resistencia passiva causou aos bavaros. 

DIVERSAS

Reorganisação do Exercito da Republica Argentina - Entre as disposições do projecto, em discussão no Parlamento, que reorganiza o exercito da Republica visinha, destacam-se: uma que permitte a incorporação de extrangeiros e outra e menores de 18 annos, em caso de guerra. 

Hora de Arte - Realisar-se-á, amanhã, no Conservatorio de Musica desta capital, a rua Senhor dos Passos a “Hora da Arte” que como annunciamos será a primeira de uma serie a ser realisada aqui pela poetisa Aracy Dantas Gusmão, e organizada por um grupo de intellectuaes da nova geração, em homenagem ao poeta rio grandense, o collaborador Zeferino Brasil. Com a presença deste poeta, abrirá a primeira parte do programma o nosso collega Ernani Fornari, que dissertará sobre o poeta Zeferino Brasil. A senhorita Aracy Dantas Gusmão, bem como os srs. Athos Damasceno Ferreira e Ernani Fornari dirão versos daquelle poeta.

TELEGRAMMAS

Foram suspensas as viagena do vapor “Palmares” 

Torres, 29 - Foi suspensa a unica viagem mensal que o vapor “Palmares” fazia de Torres a Conceição do Arroio, para o transporte de passageiros. Essa medida foi tomada por ordem do engenheiro-chefe do serviço de transportes do Estado, causando aqui grande descontentamento. A população ficou sem transporte regressando, assim, ao antigo estado de isolamento desta capital. Devido a essa resolução, os congressistas que deveriam tomar parte no congresso de 5 de outubro proximo desistiram da viagem, constando que se farão representar pelo dr. Protasio Alves. O publico murmura que por economia, sem prejudicar seus interesses, seria mais satisfactorio houvesse mais só um director, sendo desnecessario os tres actuaes.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de setembro na História

1917 - Nascimento de Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”. 

1924 - Nasce o escritor norte-americano Truman Capote.

1929 - A BBC realiza a primeira emissão experimental de Televisão. 

1946 - Tribunal de Nuremberg julga os primeiros 22 criminosos de guerra nazistas.

1992 - Nasa informa que camada de ozônio aumentou 15% em um ano

O dia 1 de outubro na história

1827 - Começa a circular no Rio de Janeiro o Jornal do Commercio.

1862 - Primeira edição do Diário Oficial.

1892 - O Jornal do Brasil é fechado por 1 ano.

1895 - Lançamento do jornal Correio do Povo.

1910 - Fundação do Corinthians F. C. 

1962 - Fundação da Anistia Internacional em Londres. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895