Batalhão Vargas, do coronel Chiquinote Pereira, ocupa Quarahy sob comando do coronel Chico Cabeda

Batalhão Vargas, do coronel Chiquinote Pereira, ocupa Quarahy sob comando do coronel Chico Cabeda

Correio do Povo do dia 27 de setembro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Coronel Floduardo Martins

publicidade

Politica rio-grandense - Na fronteira do Estado 

Livramento, 25 - O batalhão Vargas, pertencente á divisão do coronel Chiquinote Pereira, occupou hoje Quarahy. O batalhão está sob o commando do coronel Chico Cabeda. Estão aqui quasi todos os chefes de corpos da columna do dr. Flôres da Cunha. Essa columna está acampada no Cerro Chato, proximo a esta cidade. As forças govenistas estão muito a pé, pois chegam soldados com arreios nas costas. Ainda não foram entregues pelas autoridades locaes os arreios dos feridos que vinham acompanhados de um cabo do Exercito que saiu daqui no caminhão para garantir os pertences dos feridos revolucionarios. O pedido do coronel Floduardo Martins não foi attendido pelas autoridades locaes. Os presos foram levados para o acampamento de Negrito Barrios. Entre os presos vae um ferido. Foi preso aqui o subdito italiano Antonuci Nazareno por suspeitas de haver tentado dynamitar ha mezes, uma ponte ahi. Dizem que Antonuci seguiu para ahi preso. 

DIVERSAS 

Casa Bahiana - Reabriu-se, hontem, frequencia publica á Casa Bahiana que se acha installada em um predio que dá para a rua General Câmara e Praça Senador Florencio. Esse estabelecimento, de propriedade do sr. Ignacio Moura, acaba de passar por diversas reformas, tornando-se mais adequado ao fim a que se destina. Um regular numero de pessoas de todas as classes sociaes e representantes da imprensa compareceu a reabertura da Casa Bahiana, tendo o seu proprietario offerecido a todos, sanwichs e chopp. Tambem foram distribuidos aos que compareceram a este acto cigarros Kisme da Companhia de Fumos Santa Cruz, que tem como representante a firma W. Eichenberg e C. Rosicler, fabricados pelos srs. Figuerôa e Vieira, desta praça, e amostras de biscoutos da firma Peres Cardoso e Cia. 

Exposição de quadros - Na casa Jamardo, a rua dos Andradas, continua sendo muito visitada a exposição de quadros a óleo pertencentes a exma. Viuva do sr. Victor Silva, que foi por muitos annos, director da Bibliotheca Publica. Os numerosos visitantes tem apreciado a exposição destes trabalhos, cujos autores são artistas de nome. Entre os quarenta quadros expostos, já foram vendidos para mais de 10, o que demonstra o valor da colecção exposta. 

TELEGRAMMAS

Telegrammas ao senador Soares dos Santos

S. Paulo, 26 - Assignado por um grupo de rio grandenses aqui residentes, foi enviado hoje ao sr. Soares dos Santos um telegramma: “Queira v.exca., illustre e legitimo interprete dos verdadeiros sentimentos rio grandenses aceitar os nossos parabens, pela sua feliz iniciativa, attestado eloquente do seu esclarecido civismo, do grande amor que vota a extremecida terra natal.”

Santa Maria, 26 - Subscripto por 126 pessoas pertencentes ao Comité pró-Assis e outras foi passado hoje ao senador Soares dos Santos o seguinte telegramma: “o gesto patriotico de v.exca. veiu ao encontro da suprema aspiração do povo rio grandense, que, embora victorioso nas cochilhas na conquista da sua liberdade, deseja a intervenção como termo da luta cruenta e do sacrificio de vidas e interesses do Rio Grande. “Protestamos contra os ataques feitos a vossa pessoa que neste momento historico representante fielmente o povo gaucho como seu legitimo embaixador no Senado da República. 

A grafia da época está preservada nos texto acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de setembro na história

1917 - Fundação da Sociedade Brasileira de Atores Teatrais.
1923 - Surgimento do Automóvel Clube do Brasil. 
1952 - Morre, em acidente na Via Dutra, Francisco Alves, o “Rei da Voz”.
1953 - Inauguração da TV Record.
1972 - Presidente Médici inaugura a rodovia Transamazônica, com 1.253 km de extensão. 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895