Chefes comunistas presos em Sófia, capital da Bulgária

Chefes comunistas presos em Sófia, capital da Bulgária

Chefes comunistas presos estavam preparando um levante na Bulgária

Renato Bohusch

Chefes comunistas presos estavam preparando um levante na Bulgária

publicidade

O communismo na Bulgaria 

Sofia, 19 - Acabam de ser aprisionados os chefes communistas, que prepararam um levante para o dia 17 do corrente, levante este que fracassou devido ás energicas medidas tomadas pelas autoridades competentes. 

Sofia, 19 - O ministro do Interior, sr. Roussef, declarou aos representantes da imprensa que, da diligencia policial, feita após a prisão dos chefes communistas, resultou a descoberta de documentos relativos ao golpe de estado que estava preparado para o ultimo domingo com a connivencia do partido agrario. O movimento devia iniciar-se com a gréve dos ferroviarios e do pessoal dos correios e telegraphos, de maneira a tirar ao governo qualquer especie de communicações. Alem disso, concluiu o ministro, as ligações dos conjurados com a Internacional Communista de Moscou ficaram evidenciadas pelos documentos apreendidos pela policia bulgara. 

DIVERSAS 

Guahyba-Hotel - Hontem, conforme noticiamos, reabriu-se á concorrencia publica sob a propriedade do sr. Nicolau Roos, o conhecido Guahyba-Hotel. O edificio onde funcciona o mesmo que é de propriedade do sr, Dyonisio Cabeda Silveiro, foi construido especialmente para servir de hotel e hospedaria, possuindo, por isso, numerosas salas e 86 quartos, todos hygienicamente ventilados. O predio é todo de cimento armado e divide-se em 3 andares, tendo interiormente diversas areas, afim de que todos os quartos recebem luz directa. 

Morto pelo bonde - Hontem, cerca das 10.30 horas, vinha do fim da linha, pela rua da Azenha, o bonde letra T, n. 46, tendo como motorneiro Dorval Miranda Santos, chapa n. 169, como conductor Alvaro Fernandes, chapa n. 186, que trazia a reboque que o comboio n.111, do qual era conductor Alfredo Simas, de chapa n. 52. Ao chegar o electrico emfrente á rua Lobo da Costa, saltou de dentro delle p menor Adhemar Rodrigues, com 14 annos e vendedor de jornaes. Este menor, porem, saltou com tanta infelicidade que, batendo com a cabeça num dos postes ali existentes, veiu a cair sob as rodas do comboio, as quaes passaram por cima de sua cabeça esphacelando-a e dando morte instantanea. O menor contava com 14 annos de idade e era vendedor de jornaes. 

TELEGRAMMAS

Inauguração da Usina Electrica

Bento Gonçalves, 20 - Apesar do máo tempo reinante, estiveram muito concorridos os festejos de inauguração da Usina Electrica, tendo vindo dessa capital e dos municipios visinhos numerosas pessoas. Pela manhã, os alumnos do Collegio Elementar, postados em frente á Intendencia Municipal, cantaram hymnos patrioticos. 

Inauguração do serviço de exgottos 

Cachoeira, 20 - Realisou-se, hoje, ás 14 horas, com assistencia de autoridades locaes, pessoas gradas, diversas familias e grande multidão, a inauguração das obras de exgottos. O acto teve logar na rua Saldanha Marinho, esquina da General Camara, tendo falado em nome do Estado, o engenheiro fiscal Antonio Siqueira, João Neves da Fontoura em nome do municipio. Tocou no acto a banda municipal. 

O embaixador do Brasil foi recebido pelo presidente do Conselho da França

Paris, 19 - O presidente do conselho, sr. Poincaré, recebeu hoje o embaixador do Brasil, Sr. Souza Dantas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de setembro na história

1919 - Expresso do Oriente retoma a ligação Paris-Istambul.
1976 - Atentado contra o ex-ministro de Salvador Allende, Orlando Letelier, cometido pela Operação Condor, em Washington. 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895