Combate entre as forças de Fabricio Vieira e Felippe Portinho

Combate entre as forças de Fabricio Vieira e Felippe Portinho

Correio do Povo do dia 15 de setembro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Fabricio Vieira

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Julio de Castilhos, 14 - Corre aqui desde hontem a versão de terem forças revolucionarias ao mando de Fabricio Vieira, se empenhado em formidavel combate com forças governistas pertencentes á brigada do norte, em Qua\tro Irmãos. Consta mais ter o general Felippe Portinho, com 400 homens, ido em pessoa em protecção a Fabricio Vieira e que tambem marchou forte contigente de Passo Fundo em auxilio das forças governistas. Reina aqui geral anciedade pelo resultado do combate, principalmente por haver em ambas as tropas pessoas aqui residentes. 

Rio Grande, 14 - O “Echo do Sul” noticia que o contigente governista, que andou arrebanhando cavallos, esteve na propriedade rural do sr. Luiz Claro da Costa, assisista, commettendo varias violencias, entre as quaes a de tentar amarrar um peão, tirando-lhe as armas e levando 32 cavallos, sem deixar documento algum. 

DIVERSAS 

Illuminação electrica em Bento Gonçalves - A villa de Bento Gonçalves acaba de ser dotada de illuminação electrica, melhoramento este, ha muito esperado pelos habitantes daquella prospera localidade. A inauguração deste melhoramento está marcada para o dia 20 do corrente projectando-se para esse dia varios festejos que promettem revestir-se de brilhantismo. Assignada pela commissão promotora das festas recebemos convite para assisitir ás festas de illuminação electrica de Bento Gonçalves. 

Asylo Padre Caetano - Têm-se adeantado bastante, nestes ultimos dias, as obras do Asylo Padre Caetano em construcção na rua Silva Jardim, em Santa Maria. Por toda esta semana será atacado o respaldo, proseguindo activamente o serviço de escavação, no que estão sendo empregados trilhos e vagonetas para esse fim cedidos pela Companhia Constructora de Santos. 

Syndicato Agricola Rio-Grandense - 
Realisou-se, terça-feira passada, na séde da Federação Rural, uma reunião da directoria desta novel associação. Esta sessão, que foi presidida pelo coronel Alberto Bins, teve por fim expor este o programma de acção inicial a ser executado pelo Syndicato, assumpto que prendeu a attenção dos membros da directoria e que, depois de animadas trocas de ideias, ficou plenamente approvado. 

TELEGRAMMAS

Livraria Rio-grandense 

S. Paulo, 14 - Inaugura-se por estes dias nesta capital uma livraria denominada Rio-Grandense, de propriedade dos srs. manoel do Carmo e Fernando Callage. 

Revolução militar na Hespanha 

Adhesão de uma guarnição á revolta

Madrid, 13 - O govêrno ordenou a destituição do general Primo de Rivera, por este haver recusado a renunciar á rebellião. De Bilbao informam que a guarnição da cidade adheriu ao movimento revolucionario. 

Paris, 13 - Communicam de Madrid que o Conselho de Ministros, reunido ás 22 horas, deu publicidade aos actos do general Primo de Rivera e resolveu manter-se em sessão permanente, declarando que cumprirá integralmente o dever de se manter no seu posto, que só abandonará pela força. O Rei Affonso regressou hoje a capital. 

Madrid, 13 - Logo que o Rei Affonso chegou a esta capital, o presidente do Conselho, marquez de Alhucemas, apresentou o pedido de demissão collectiva de todo o gabinete. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 15 de setembro na história
1916 - Tanques de guerra são usados pela primeira vez na I Guerra. 1928 - Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina. 
1938 - Nasce a escritora Lya Luft. 
1963 - Ben Bella se torna presidente da Argélia.
1980 - Morre o pianista de jazz norte-americano Bill Evans. 
1995 - Morre o comediante Costinha. 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895