Dr. Moreira Fonseca declara óbito do marechal Hermes da Fonseca.

Dr. Moreira Fonseca declara óbito do marechal Hermes da Fonseca.

Correio do Povo do dia 11 de setembro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Marechal Hermes da Fonseca

publicidade

Fallecimento do Marechal Hermes 

Rio, 9 - Falleceu hoje, ás 6 horas, o marechal Hermes da Fonseca. O enterramento do marechal Hermes realizar-se-á amanhã, ás 9 horas, em Petropolis. O dr. Moreira Fonseca, medico assistente do marechal Hermes, e que passou o attestado de obito, deu como causa da morte syncope cardiaca. 

Rio, 10 - Assistiram aos ultimos momentos do marechal Hermes sua esposa e seus sogros, barões de Teffé, seus filhos e creados. Só um filho não pôde acompanhar a doenças e os ultimos momentos do marechal, e que foi o capitão Leonidas Hermes, que se encontra em Minas, para onde foi transferido depois dos acontecimentos de julho. O presidente da Republica telegraphou á viuva, ao barão de Teffé e ao deputado Mario Hermes, apresentando pezames. Tambem telegrapharam á familia do marechal Hermes o marechal Carneiro da Fontoura , chefe de policia, o almirante Alexandrino de Alencar e o ministro da Guerra.

DIVERSAS

O centenario do município de S. Leopoldo - Dentro de poucos mezes, o visinho municipio de S. Leopoldo commemorará o primeiro centenario de sua fundação, cujos primeiros habitantes, como se sabe, foram colonos allemães. Querendo prestar um bom concurso á passagem deste centenario, o sr. Leopoldo Petry, collector estadoal e ex-secretario da intendencia dali, resolveu editar um trabalho que acaba de sair do prelo e do qual recebemos um exemplar. Esta publicação, bastante interessante e de mais de 100 paginas, traz dados historicos, geographicos e estatisticos, colligidos por esse funccionario que, assim, presta um bom serviço ao municipio de S. Leopoldo, que figura entre os mais prosperos de nosso Estado. 

Terremoto no Japão - Domingo ultimo realizou-se uma reunião dos membros das escolas polono-brasileiras desta capital para tratar sobre a catastrophe que assolou o Japão. Ficou resolvido que os alumnos das escolas polono-brasileiras de Porto Alegre formem um “bando precatorio”, para angariar donativos para os orphãos do Japão. Diversas senhoras e senhoritas da colonia poloneza aqui domiciliada, offereceram-se para auxiliar esse nobre e humanitario fim. Ficou assentado em cada senhora ou senhorita será acompanhada de duas alumnas das escolas polono brasileiras. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

A situação no interior 

Caçapava, 10 - Segundo informações recebidas pelos situacionismo daqui, no combate do Passo da Juliana tomaram parte cerca de duzentos homens da columna do coronel Claudino, tendo o grosso da força chegado ao local já no fim da acção. Da força revolucionaria entrou em fogo a retaguarda protegendo a retirada do resto da columna. O general Estacio conseguiu passar o rio S. Sepé em virtude de não ter chegado a tempo o restante da força da columna governista incumbida de evitar essa passgem. Ainda segundo as mesmas informações as baixas dos revolucionarios verificadas pelos governistas foram de quinze homens, entre mortos e feridos, tendo as forças do coronel Claudino dois soldados mortos e tres feridos. Nos meios opposicionistas, entretanto, continuam affirmando que os revolucionarios tiveram apenas tres feridos. Sabe-se que as columnas inimigas se acham no Seival , nas proximidades de Lavras do Sul, onde pretendem formar acampamento de suas tropas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de setembro na história

1911 - Inauguração do Teatro Municipal de São Paulo.
1945 - Nasce o jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer. 
1968 - Lançamento da revista Veja, da Editora Abril. 
1971 - Morre Nikita Kruschov, estadista, ex-mandatario supremo da URSS.
1973 - Golpe militar no Chile, comandado por Augusto Pinochet, mata o presidente Salvador Allende. 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895