Há um Século no CP

Patrocinio

Coluna do general Estacio Azambuja se dispersa após combate em Cerca de Pedra

Correio do Povo do dia 8 de setembro de 1923, sábado, noticiava:

Cap. Carlos Sune, comandante do esquadrão de lanceiros do Gal. Estacio
Cap. Carlos Sune, comandante do esquadrão de lanceiros do Gal. Estacio Foto por: CP Memória

Politica rio-grandense - Combate em S. Sepé 

Cachoeira, 7 - O combate travado hontem no logar chamado Cerca da Pedra, naquelle municipio, entre as forças do coronel Claudino Nunes Pereira e as do general Estacio Azambuja, começou ás 11 horas, prolongando-se até as 17 horas. O coronel Claudino Pereira conseguiu estabelecer contacto com os revolucionarios, tomando um atalho e sahindo á frente da columna adversa, que atacou fazendo funccionar as metralhadoras. Engajado no combate, as forças governistas tomaram logo toda a cavalhada dos revolucionarios. Da luta resultou a dispersão da columna do general Estacio Azambuja, vindo alguns do grupo dar em S. Sepé, outros no Formigueiro, tendo restante da columna procurado o Passo da Juliana que atravessou perseguido de perto pelas legaes.

DIVERSAS 

Installação do moinho de trigo - Regressou de Itaquy, para Santa Victoria, segunda-feira, o dr. Luiz Tagle que, aqui viera a convite de diversos itaquienses, acertar as condições para installação, nessa cidade, do moinho de trigo que possue naquella cidade. Tendo permanecido cerca de duas semanas, em Itaquy, o dr. Tagle visitou, em companhia do sr. Bernardo Schenini, diversas regiões agricolas desse municipio , tendo procedido a rigorosa analyse da terra, como resultado de suas observações, o sr. Tagle apresentou um longo e bem fundamentado relatorio, no qual propõe suggestões efficazes, lembra alvitre de alto alcance agricola, para esse municipio. Resolvido a traladar-se para ali, o dr. Tagle enviará, dentro de pouco tempo o seu moinho de trigo, de feitura moderna e com capacidade de moer trinta saccos de trigo, por dia.

Senador Pinheiro Machado - Passa, hoje, o 8º anniversario da morte, no Rio de Janeiro, do senador Pinheiro Machado. Os membros do partido republicano irão, hoje, pela manhã, em romaria ao cemiterio afim de prestarem uma homenagem á memoria daquelle politico rio-grandense depositando flores sobre o seu tumulo.

Dinheiro achado - O rev. Antonio Reis encontrou, hontem á rua Dr. Flores, regular quantia em dinheiro, que está depositado em nosso escriptorio.

TELEGRAMMAS

Centenario de S. Leopoldo

S. Leopoldo, 6 - A convite do vice-intendente , dr. Frederico Wolfenbuttel terá lugar amanhã uma reunião dos presidentes ou representantes das diversas sociedades locaes, comunidades religiosas das escolas e das imprensa local para assentarem o programma dos festejos do centenario deste municipio, a realizar-se no anno de 1924.

Inauguração de um novo cinema

Novo Hamburgo, 7 - um novo cinema foi inaugurado aqui. 

Ecos da revolta de julho de 1922

Rio, 7 - Os srs. Oscar Santos Pimentel e Jayme Vieira, estiveram, hontem, no Cattete, onde fizeram a entrega ao chefe de Estado de um appello da Loja Capitular de Cayrá pedindo a concessão da amnistia a todos os revoltosos de julho. O juiz da 1ª vara do Districto Federal solicitou o comparecimento áquelle juizo, no dia 1º do corrente, de todos os officiaes envolvidos nos acontecimentos e julho, do anno passado e denunciados pelo referido juizo, afim de serem interrogados.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de setembro na história

1913 - Balão dirigível Zeppelin faz seu primeiro vôo.

1915 - O senador e caudilho gaúcho Pinheiro Machado é assassinado, RJ.

1920 - Gandhi é eleito líder pelo Congresso Nacional Indiano.

1949 - Morre o compositor alemão Richard Strauss.

1952 - Nasce o ator Paulo Betti. 

1987 - Morre em acidente aéreo o Ministro Marcos Freire. 

Mais Lidas