Coluna do general Estacio Azambuja se dispersa após combate em Cerca de Pedra

Coluna do general Estacio Azambuja se dispersa após combate em Cerca de Pedra

Correio do Povo do dia 8 de setembro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Cap. Carlos Sune, comandante do esquadrão de lanceiros do Gal. Estacio

publicidade

Politica rio-grandense - Combate em S. Sepé 

Cachoeira, 7 - O combate travado hontem no logar chamado Cerca da Pedra, naquelle municipio, entre as forças do coronel Claudino Nunes Pereira e as do general Estacio Azambuja, começou ás 11 horas, prolongando-se até as 17 horas. O coronel Claudino Pereira conseguiu estabelecer contacto com os revolucionarios, tomando um atalho e sahindo á frente da columna adversa, que atacou fazendo funccionar as metralhadoras. Engajado no combate, as forças governistas tomaram logo toda a cavalhada dos revolucionarios. Da luta resultou a dispersão da columna do general Estacio Azambuja, vindo alguns do grupo dar em S. Sepé, outros no Formigueiro, tendo restante da columna procurado o Passo da Juliana que atravessou perseguido de perto pelas legaes.

DIVERSAS 

Installação do moinho de trigo - Regressou de Itaquy, para Santa Victoria, segunda-feira, o dr. Luiz Tagle que, aqui viera a convite de diversos itaquienses, acertar as condições para installação, nessa cidade, do moinho de trigo que possue naquella cidade. Tendo permanecido cerca de duas semanas, em Itaquy, o dr. Tagle visitou, em companhia do sr. Bernardo Schenini, diversas regiões agricolas desse municipio , tendo procedido a rigorosa analyse da terra, como resultado de suas observações, o sr. Tagle apresentou um longo e bem fundamentado relatorio, no qual propõe suggestões efficazes, lembra alvitre de alto alcance agricola, para esse municipio. Resolvido a traladar-se para ali, o dr. Tagle enviará, dentro de pouco tempo o seu moinho de trigo, de feitura moderna e com capacidade de moer trinta saccos de trigo, por dia.

Senador Pinheiro Machado - Passa, hoje, o 8º anniversario da morte, no Rio de Janeiro, do senador Pinheiro Machado. Os membros do partido republicano irão, hoje, pela manhã, em romaria ao cemiterio afim de prestarem uma homenagem á memoria daquelle politico rio-grandense depositando flores sobre o seu tumulo.

Dinheiro achado - O rev. Antonio Reis encontrou, hontem á rua Dr. Flores, regular quantia em dinheiro, que está depositado em nosso escriptorio.

TELEGRAMMAS

Centenario de S. Leopoldo

S. Leopoldo, 6 - A convite do vice-intendente , dr. Frederico Wolfenbuttel terá lugar amanhã uma reunião dos presidentes ou representantes das diversas sociedades locaes, comunidades religiosas das escolas e das imprensa local para assentarem o programma dos festejos do centenario deste municipio, a realizar-se no anno de 1924.

Inauguração de um novo cinema

Novo Hamburgo, 7 - um novo cinema foi inaugurado aqui. 

Ecos da revolta de julho de 1922

Rio, 7 - Os srs. Oscar Santos Pimentel e Jayme Vieira, estiveram, hontem, no Cattete, onde fizeram a entrega ao chefe de Estado de um appello da Loja Capitular de Cayrá pedindo a concessão da amnistia a todos os revoltosos de julho. O juiz da 1ª vara do Districto Federal solicitou o comparecimento áquelle juizo, no dia 1º do corrente, de todos os officiaes envolvidos nos acontecimentos e julho, do anno passado e denunciados pelo referido juizo, afim de serem interrogados.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de setembro na história

1913 - Balão dirigível Zeppelin faz seu primeiro vôo.

1915 - O senador e caudilho gaúcho Pinheiro Machado é assassinado, RJ.

1920 - Gandhi é eleito líder pelo Congresso Nacional Indiano.

1949 - Morre o compositor alemão Richard Strauss.

1952 - Nasce o ator Paulo Betti. 

1987 - Morre em acidente aéreo o Ministro Marcos Freire. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895