Oposicionistas festejam a vitória de Honório Lemos

Oposicionistas festejam a vitória de Honório Lemos

Correio do Povo do dia 7 de setembro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Oposicionistas comemoram a vitória de Honorio Lemos em batalhas

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior 

Pelotas, 6 - Os opposicionistas têm festejado com foguetes a vitoria de Honorio Lemos. A “Opinião Publica” publica o retrato do chefe revolucionario. 

Cachoeira, 6 - Um piquete pertencente ao corpo provisorio commandado pelo tenente-coronel Francelisio Meirelles penetrou no 2º districto deste municipio, nos logares denominados Capané e Pequiry, procedendo a requisições. Moradores daquelles logares e dali vindos dizem que a alludida força invadiu casas afim de recrutar homens para serem incluidos no corpo provisorio de Encruzilhada, levando alguns. Invadida a casa de Anastacio Quintana, este procurou fugir, disparando pela porta dos fundos; o piquete fez uma descarga contra elle, matando-o instantaneamente. Afim e não serem incorporados ao referido corpo provisorio chegaram a esta cidade alguns agricultores, que sendo reservistas do Exercito, vieram pedir garantias ao commandante do destacamento da força federal que aqui se acha. 

DIVERSAS

A situação no Estado - O general Manoel Palmeiro da Fontoura, fazendeiro no municipio de Pelotas, requereu, ha tempos, ao juizo federal deste Estado, um mandato prohibitorio para garantia do gado existente em sua fazenda, contra as requisições do governo do Estado, allegando serem as mesmas inconstitucionaes. 

Exposição Cowen Schirm - No salão da casa Luiz Voelcker e Cia., foi inaugurada a exposição de quadros do conhecido pintor allemão Carl Cowen Schirm. A collecção exposta encerra obras de varios periodos da actividade desse artista, que apezar da idade avançada, ainda trabalha na sua terra natal. A exposição de Cowen Schirm, que compreende 35 quadros, de paisagens da Allemanha e da Palestina, foi organisada por um filho seu aqui residente, o dr. Erik Schirm, lente da Escola de Engenharia. Os trabalhos daquelle pintor têm sido muito apreciados. 

A Bibliotheca da Associação Commercial - Os srs. Alfredo Dillenburgo e Cia., socios da Associaçao Commercial de Porto Alegre, offereceram um magnifico relogio da fabrica allemã “Junghans”, de Wurtternberg, destinado ao salão de leitura da Bibliotheca que esta corporação está organisando e que será inaugurado no fim do corrente mez pela directoria da Associação Commercial. 

TELEGRAMMAS

O anniversario do assassinato do senador Pinheiro Machado - Homenagens que serão 
prestados á sua memoria

Rio, 6 - Passando depois de amanhã mais um anniversario do assassinato do senador Pinheiro Machado, em nome da bancada riograndense occupará a tribuna da Camara o deputado João Simplicio, que evocará a figura civica do extincto politico. A bancada telegraphou para Porto Alegre encarregando a commissão executiva local do partido republicano de depositar em seu nome uma corôa de flôres naturaes no tumulo do extincto senador. O Centro Civico Pinheiro Machado realisará uma sessão dia 8, no salão nobre do Instituto Nacional de Musica. 

A situação na Allemanha

Berlim, 5 - O Rothe Fahne” e outros jornaes communistas, de Brandeburg, foram suspensos por oito dias. 

Berlim, 6 - O mercado de valores subiu consideravelmente. O dollar elevou-se de 17 a 20 milhões de marcos. 

Berlim, 6 - O “Vorwaerts” manifesta-se adepto de um entendimento com a França.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de setembro na história

1822 - Proclamação da Independência do Brasil. 

1884 - Libertados os últimos escravos em Porto Alegre, RS. 

1920 - O presidente Epitácio Pessoa cria a 1ª universidade do Brasil.

1956 - Pelé estreia no Santos.

1961 - Jango toma posse. 

1972 - Restos mortais de D. Pedro I são sepultados em São Paulo. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895