Honorio Lemos derrota as forças de Nepomuceno Saraiva em Ponche Verde

Honorio Lemos derrota as forças de Nepomuceno Saraiva em Ponche Verde

Correio do Povo do dia 6 de setembro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O capitão Elibio Marques e seu filho, heróes do combate de Ponche Verde

publicidade

Politica rio-grandense - O levante na fronteira do Estado 

Rio, 5 - O dr. Dermeval Pinto recebeu em Rivera um telegramma nos seguintes termos: “Honorio Lemos derrotou completamente a columna de Nepomuceno Saraiva.” O sr. Assis Brasil recebeu o seguinte telegramma: 

Rivera, 4 - Derrotei hontem, completamente, em batalha campal. em Ponche Verde, a Nepomuceno Saraiva, Sinhô Cunha e Manoel Pedroso, que commandava uma columna de 700 homens. “Tomei todo o transporte, nove carroças, uma carreta de bois, 11 cargueiros, ambulancia medica, 234 fuzis Mauser, 8 lanças, 170.000 tiros, 68 cavallos ensilhados, grande cavalhada e 78 prisioneiros, entre os quaes está o jornalista Alceu Wamosy. “Verifiquei no campo do inimigo 96 mortos. “Todos os prisioneiros affirmam que Nepomuceno Saraiva se achava entre os primeiros a disparar. “Tivemos mortos e 23 feridos. “Saudo a v. exa., reaffirmando que o Rio Grande do Sul será livre muito bréve - Honorio Lemos. “Leão do Caverá” 

DIVERSAS

Syndicato Agricola Rio-Grandense - 

Amanhã este syndicato commemorará a sua fundação official, realizando varias festas que promettem revestir-se de brilhantismo. A sua directoria, em varias sessões, em tratado da confecção do programma, que constará de festas na séde da Sociedade Leopoldina e na praça D. Maria Luiza, no arrabalde de Theresopolis.
Minas de ouro e diamantes - Em Medanha, districto eleitoral de Diamantina, em Minas, no logar denominado Tiririca, no rio Jequetinhonha, acabam de ser descobertas ricas minas de ouro e diamantes. Somente com a primeira sondagem, verificou-se a existencia de grande quantidade dos referidos minerios de que já foram vendidos em somma avultada. Está se tratando da organisação de uma companhia com o fim de executar os serviços de extracção, podendo-se affirmar, pela experiencia que serão optimos os seus resultados.

As jazidas de cobre e estanho deste Estado - A Companhia Nacional de Artefactos de Cobre, de S. Paulo, encarregou o dr. Luiz Englert, professor de mineralogia e geologia da Escola de Engenharia desta capital, a fazer um minucioso estudo dos minerios de cobre e tambem de estanho, existentes em jazidas deste Estado. O dr. Luiz Englert procederá, nesses minerios, um exame quantitativo e qualitativo. 

TELEGRAMMAS

As obras de saneamento de Cachoeira 

Cachoeira, 3 - Foi assignado, hoje, o contracto para a execução de importantes obras de saneamento desta cidade, as quaes comprehendem o abastecimento d’agua e exgottos e recalçamento, entre a intendencia municipal e a firma Silveira, Soares & C., da cidade do Rio Grande.

7 de Setembro - As comemorações na capital da Republica 

Rio, 5 - Fazem-se preparativos para as commemorações, nesta capital, da data da independencia do Brasil. Haverá parada militar, sessão no Club Militar, espectculo de gala no Theatro Municipal pela companhia lyrica, com a presença do presidente da Republica, etc. 

As commemorações da independencia em São Paulo 

S. Paulo, 5 - O Quartel General da Região communicou á imprensa que a grande parada de 7 de setembro realizar-se-á no Prado da Mooca , ás 15 horas, e formando de 10.000 homens de tropas do exercito, armada e força publica. Comparecerão ao evento membros integrantes do governo e outras autoridades.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de setembro na história

1880 - Primeira reunião da Associação Industrial, com 21 presentes.
1922 - Letra do Hino Nacional, de Osório D. Estrada, é oficializada.
1973 - Morre o palhaço Piolim. 
1979 - Brizola retorna ao país após ficar 16 anos exilado.
1983 - A URSS derruba avião sul-coreano com 269 passageiros.
1998 - Morre o diretor de cinema Akira Kurosawa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895