General Setembrino de Carvalho determina a locação do monumento comemorativo da Retirada de Laguna

General Setembrino de Carvalho determina a locação do monumento comemorativo da Retirada de Laguna

Correio do Povo do dia 4 de setembro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Monumento é dedicado aos heróis da campanha de Laguna e Dourados

publicidade

Monumento aos heróes da Retirada de Laguna e de Dourados 

Telegrammas recentemente, chegados do Rio, informaram que o general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra, determinára ao director do Serviço e Engenharia, general Rondon, que effectivasse a locação, definitiva, do monumento commemorativo da Retirada de Laguna, que será erijido por iniciativa dos alumnos da Escola Militar. Esses telegrammas adiantavam que o prefeito do Districto Federal sanccionará a resolução do Conselho Municipal que estabelece, para todos os effeitos, o auxilio de cincoenta contos, para a erecção do citado monumento. Este vae ser erijido sob a direcção do architecto Antonio de Mattos, premiado, em primeiro logar, no concurso aberto pela Escola Militar em 1921, e cujo julgamento esteve a cargo de uma commissão. 

DIVERSAS

Beneficencia Portugueza - Sabbado passado, ficaram encarregadas de toda a administração do hospital as venerandas irmãs da Divina Providencia, vindas expressamente de Santa Catharina. O acto de posse revestiu-se de solemnidade. Encerrada a sessão pelo presidente, foram todos convidados para visitar o confortavel estabelecimento.

Syndicato Agricola Rio-Grandense - Domingo, uma commissão do Syndicato Agricola foi á Villa Nova, onde houve uma reunião de agricultores. Explicados os fins do Syndicato, os presentes ficaram satisfeitos com a fundação do mesmo, promettendo prestar-lhe todo o apoio. Á tarde do mesmo dia, a commisão foi á Tristeza, onde, tambem se interessou para que os diversos agricultores façam parte do Syndicato. Espera-se que ao mesmo darão adhesão todos os chacareiros da Villa Nova e da Tristeza que ao Syndicato Agricola Rio Grandense poderão agora se associar, afim de melhorar sua situação. Na capital, tem sido grande o numero de pessoas e de firmas commerciaes que adheriram ao Syndicato. 

Leopoldo Gottuzzo no Salão de 1923 Leopoldo Gottuzzo, o brilhante artista patricio, que ha pouco aqui fez uma exposição corôada do mais complexo exito, é entre os pintores que figuram no salão nacional, no Rio de Janeiro. 

TELEGRAMMAS

A remodelação da capital da Republica

Rio, 2 - Reuniu-se hontem, na prefeitura, a commisão que estuda a remodelação da cidade. Cogitou-se do aproveitamento dos novos terrenos conquistados com o desmonte do morro do Castello e os aterros effectuados na Gloria. Das conclusões a que chegaram varios dos engenheiros presentes á reunião, ficou assentado que no trecho entre a Gloria e a City, serão construidas casas para moradias, sendo a parte que fica entre a City e o relogio da Gloria coberta por um grande ajardinamento. 

Artistas cinematographicos

Rio, 3 - Passou em transito de Nova York, vindo de Buenos Aires, o conhecido actor comico Billy Ritche, que vae combinar com Charlei Chaplin uma “tournée” cine-theatral ao Rio de Janeiro, Montevidéo e Buenos Aires. 

Anniversario do recenseamento geral do Brasil

Rio, 1 - Commemorando o 3º anniversario do recenseamento geral do Brasil, foi realisada hoje no salão nobre do Ministerio da Agricultura, uma sessão solene. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 4 de setembro na história

1861 - Estreia no RJ a ópera de Carlos Gomes, “A noite do Castelo”.
1930 - A capital da Paraíba passa a se chamar João Pessoa.
1952 - Publicação do livro “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway.
1976 - Estreia do filme “Xica da Silva”.
1990 - Vasp é privatizada pelo governo de São Paulo. 
1995 - Morre o ator Paulo Gracindo. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895