Homens da tropa de Bebeto Tavares foram feridos em combate e levados para a Cruz Vermelha

Homens da tropa de Bebeto Tavares foram feridos em combate e levados para a Cruz Vermelha

Correio do Povo do dia 1 de setembro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Cruz Vermelha libertadora de Bagé cuidava dos feridos no conflito

publicidade

Politica rio-grandense - O levante na fronteira do Estado 

Bagé, 31 - Ante-hontem, ás 20 horas, em uma casa situada nas proximidades do Prado Velho, achava-se emboscado um piquete de vinte homens das forças ditatorialistas. Tendo denuncia de que ali havia armamento depositado, um piquete revolucionario das forças do tenente-coronel Bebeto Tavares foi verificar a procedencia da denuncia. Ao chegar ali os revolucionarios, em numero de seis, sob o commando do capitão, foram recebidos a bala. Travou-se luta então saindo della ferido João Amaro Gomes Jardim, do piquete do tenente-coronel Bebeto. Jardim, cuja arma não funcionou regularmente, teve que brigar a facão, conseguindo penetrar no predio, de onde se retirou com os companheiros depois de receber um ferimento cujo projectil atravessou-lhe o pulmão, acima do mamilo direito. Ontem mesmo Jardim foi removido para aqui, estando internado no hospital de sangue da Cruz Vermelha. 

DIVERSAS 

Professor Emilio Mayer - Comemmora-se hoje o 52º anniversario da entrada do professor Emilio Mayer, para o magisterio rio-grandense. O professor Emilio Mayer que é uma das figuras de maior relevo no seio do professorado do Rio Grande do Sul, cursou com raro brilhantismo a extincta Escola Normal desta capital, dedicando-se depois ao estudo de linguas e mathematicas. Após diplomar-se naquelle instituto de ensino abriu o curso de preparatorios que mantem até hoje e onde emprega toda sua actividade, com infatigavel dedicação, ensinando a nossa mocidade estudiosa, além das aulas que lecciona na Escola Complementar, da qual é vice-director. 

As compras de marcos - Em Cruz Alta e em outras praças da região serrana, são innumeros os compradores de marcos allemães, que fizeram essas transacções na esperança de uma rapida ascenção da taxa do marco. Só naquella cidade as transacções em moeda allemã, foram superiores a um bilhão de marcos. 

Objectos perdidos - O sr. Frederico C. Marx depositou em nosso escriptorio uma carteira de identidade, encontrada em Santa Maria. 

Exposição de quadros - Inaugurar-se-á hoje a exposição do pintor patricio Waldemar Belizario, que é membro da Sociedade Paulista de Bellas Artes. 

TELEGRAMMAS

A regularisação do curso 

do Tiete

S. Paulo, 31 - Está promulgada a lei municipal que autorisa a prefeitura a confiar ao engenheiro Saturnino de Brito os estudos sobre a regularisação do curso do rio Tiete, afim de impedir os damnososo effeitos das periodicas innundações e melhorar o serviço de navegação entre Mogy das Cruzes e Lapa, numa distancia de 50 kilometros. 

A situação na Allemanha 

Continua encarecendo 

enormemente a vida 

Berlim, 30 - O indice do custo de vida nesta capital augmentou de 57% no periodo decorrido de 20 a 27 do corrente. 

Berlim, 30 - O governo de Saxe, informado a cerca de um pretenso movimento separatista na Baviera, por occasião da commemoração do anniversario da tomada de Sédan prohibiu toda e qualquer manifestação publica por essa data em todo o Estado.

A evacuação de Constantinopla 

Paris, 30 - Estão sendo tomadas as disposições necessarias para o repatriamento das tropas francezas que se acham em Constantinopla.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 1 de setembro na história
1939 - Inicio da II Guerra com a invasão da Polônia pela Alemanha.
1961 - Jango volta da China desembarcando em Porto Alegre, via Paris-Nova Iorque-Montevidéu durante a Campanha pela Legalidade.
1969 - Muammar Kadhafi assume a presidência do líbano. 
1981 - Comissão Pastoral da Terra denuncia as prisões dos padres franceses Aristide Camio e François Gouriou. 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895