Trinta novos revolucionários juntam-se ao piquete de Honório Lemos

Trinta novos revolucionários juntam-se ao piquete de Honório Lemos

Correio do Povo do dia 31 de agosto de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Comandantes revolucionários de D. Pedrito, Pedro e Juca Severo

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior 

Bagé, 30 - Se incorporaram ao piquete do general Honorio Lemos, que estava hontem em S. Sebastião, sob o commando do sr. Dinarte Gil Oliveira, trinta membros da opposição daquella localidade e dos municipios vizinhos e, que, entre esses novos revolucionarios figuram vários novos companheiros. A passagem da columna do general Honorio Lemos por D. Pedrito, incorporaram-se-lhe elementos que constituem a Brigada daquelle municipio, em numero de 450 homens, e que, passando agora a denominar-se 4ª Brigada, será comandada por Octaviano Fernandez Machado. A cidade de D. Pedrito está sendo occupada pela columna do general Honorio Lemos, este lançou uma contribuição de guerra, tendo para isso nomeado uma commissão.

DIVERSAS 

Syndicato Agricola Rio Grandense - Para facilitar a adhesão ao Syndicato, o Comité promotor, encarregou de percorrer a cidade com o livro das adhesões o sr. Pedro Martins Lopes, que encetará o trabalho hoje. Entre as adhesões recebidas até agora se salienta a da importante firma local Luchsinger e Cia. que collocou á disposição do Syndicato a quantia de dous contos de réis. Além disto o Syndicato já teve o concurso, como noticiámos, de um conto de réis pela fabrica de adubos porto-alegrense e do serviço para reproducção de um fino touro hollandez por parte do sr. P. M. Beuster. Domingo uma commissão irá a Villa Nova, de manhã, e á tarde a Tristeza para realizar propaganda do Syndicato. Reina muito enthusiasmo para a festa da fundação da nova sociedade a realizar-se no dia do mez proximo e cuja programa ser á publicado em breve.

Desastre de bonde - Na rua Voluntarios da Patria, entre as ruas Ponta de Paris e Barros Cassal, occorreu, pelas 17 horas de hontem, um desastre de bonde, do qual resultou sair gravemente ferido o sr. Egydio de Oliveira Moraes, fiscal da Hygiene do Estado. O desastre deu-se quando o sr. Egydio de Oliveira Moraes, atravessando a rua para tomar o bonde letra J, n. 20, que trazia como motorneiro Carlos Duarte Jardim e como conductor Manoel Olegario Rodrigues. 

TELEGRAMMAS

Ponte em máo estado 

Estrella, 30 - Ha cinco annos por occasião da grande enchente que destruiu a ponte de madeira do Arroio da Secca, no quinto districto deste municipio, o governo do Estado, a pedido do intendente municipal, prometteu construir uma ponte solida. O material para essa ponte, ha muito tempo se acha no local, sem que seja no entretanto dado inicio aos serviços de construcção. Consta que os colonos pretendem construir por conta propria uma nova ponte de madeira, afim de facilitar o transito em vista dos enormes prejuizos que esta falta vem acarretando ao comercio local e também a outros setores.

A abolição da censura 

Rio, 29 - O secretario especial de governo do palacio do Cattete acaba de fornecer á imprensa a seguinte nota: “O governo federal resolveu suspender toda e qualquer censura á imprensa pára que se faça uma ampla liberdade a critica ao seu programma de administração publica. O ministro da justiça ficou encarregado de providenciar neste sentido”.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 31 de agosto na história

1923 - Nasce a cantora Emilinha Borba.
1948 - São apresentados como novidade os discos long-play nos EUA.
1949 - Nasce o ator norte-americano Richard Gere. 
1980 - Fundação do sindicato Solidariedade na Polônia. 
1990 - Lançamento do tratado de reunificação da Alemanha.
1997 - Morre a Princesa de Gales, Lady Diana. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895