Beneficencia Portuguesa e Congregação das irmãs da Divina Providência firmam contrato

Beneficencia Portuguesa e Congregação das irmãs da Divina Providência firmam contrato

Correio do Povo do dia 24 de agosto de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Irmãs da Divina Providência passaram a dirigir a Beneficência Portuguesa

publicidade

Beneficencia Portugueza 

A directoria da Beneficencia Portugueza firmou, ha tempo, contracto com a Congregação das irmãs da Divina Providencia, com séde em Florianopolis, afim de assumir a direcção do hospital daquella antiga sociedade beneficente. Segundo o contracto, ficarão ellas encarregadas dos serviços de fiscalisação da capella, dispensa, cosinha, rouparia, costura, lavanderia, arsenal cirurgico, bem como osdemais trabalhos de um estabelecimento desta natureza. Já chegaram hontem a esta capital quatro irmãs de caridade que vêm servir no Hospital da Beneficencia Portugueza, tendo sido esperadas no cáes por um representante do arcebispo d. João Becker. No dia 1º do mez entrante, as irmãs da Divina Providencia , que servem em varios hospitais do nosso paiz, assumirão a direcção do hospital.

DIVERSAS 

Melhoramentos em uma enfermaria 

A mesa administrativa da Santa Casa resolveu transformar em uma só, duas enfermarias do seu hospital e onde se acham recolhidas mulheres de idade avançada. Essas dependencias do hospital, que dão fundos para a Redempção, serão agora dotadas de ventilação perfeita, ficando annexa uma secção especial para banhos quentes e frios, um serviço sanitario completo, copa e ainda uma pequena sala aceptica, para ter em tratamento 4 enfermas. Com esses melhoramentos, obedecendo a uma planta feita pelo dr. Viterbo de Carvalho, esta enfermaria ficará sendo uma das melhores do hospital da Santa Casa. 

Reclamação - Moradores da rua General Paranhos, quadra entre a rua Duque de Caxias e Arvoredo, queixam-se da absoluta falta de policiamento no trecho alludido. Assim, dizem que, á noite, uma verdadeira malta de desoccupados pratica ali, impunemente, toda a sorte de tropelias, quebrando vidros das janellas, estragando as fachadas das casas, e tudo isso com grande alarido, que põe os moradores em constantes sobressaltos. Urge, portanto, que uma medida cohibitoria seja tomada por quem de direito, afim de cessar o abuso dos perturbadores do socego, dos moradores que habitam aquelle local e que tem reclamado constantemente da situação.

TELEGRAMMAS

Cincoentenario da fundação da egreja de Santo Antonio

Estrella, 23 - Foi muito lamentado aqui não poder o arcebispo d. João Becker assistir as festas jubilares em regosijo pelo cincoentenario da fundação da parochia de Santo Antonio de Estrella, a realisarem-se em 24, 25 e 26 do corrente. Fazem parte do programma entre outras coisas um festival no palco da Sociedade Gymnastica pelo collegio Santo Antonio, kermesse, cinema, fogos de artificio ao ar livre, leilão de offertas e batalha de flôres no dia 26, em que tomarão parte a ellite estrellense e forasteiros.
Politica rio-grandense

Passo Fundo, 23 - Accentua-se os boatos do pedido de exoneração do general Firmino de Paula do commando da brigada provisoria do norte. Em rodas autorizadas affirma-se que será seu successor, no commando o dr. Nicolau Vergueiro, intendente deste municipio. 

Pelotas, 23 - O coronel Hypolito Ribeiro, fez um appello ao general Zeca Netto afim deste provar a veracidade dos factos narrados em sua ordem do dia.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de agosto na história

1899 - Nasce o escritor argentino Jorge Luis Borges. 
1929 - Nasce o líder palestino Yasser Arafat. 
1954 - O presidente Getúlio Vargas, às 8 horas, comete suicídio no palácio do Catete, Rio de Janeiro, com um tiro de revólver no peito.
1954 - A carta-testamento em que Vargas denuncia “forças ocultas” e a frase “saio da vida para entrar na história” é divulgada por rádio.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895