Construção de carros das oficinas da Viação Férrea de Santa Maria

Construção de carros das oficinas da Viação Férrea de Santa Maria

Correio do Povo do dia 23 de agosto de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Trens eram construídos e reformados nas oficinas da Viação Ferrea do RS

publicidade

Carros construidos nas officinas da Viação Ferrea

Ha dias, nos occupamos dos carros para passageiros construidos nas officinas da Viação Ferrea de Santa Maria, trabalhos esses que muito a recommendavam. Sua construcção é feita com as nossas madeiras, empregando-se louro, cedro e grapiapunha, utilisando-se os trucks e os outros carros demolidos, trucks que, aliás foram reformados e adaptados devidamente naquellas officinas. As longarinas são de madeira de lei, bem reforçadas e todo o carro, interna e externamente, é envernisado, apresentando bello aspecto, em conjuncto. As officinas de Gravatahy, Rio Grande e Santa Maria, dispondo respectivamente, de 100, 450 e 600 operarios, desde muito tempo vêm apresentando trabalhos importantes, tanto na reparação, reconstrucção e montagem de locomotivas, como identicos serviços nos carros e vagões. 

DIVERSAS

A fundação de Estrella - Amanhã, na villa da Estrella, realisar-se-ão importantes festas pelo cincoentenario da fundação da parochia dali. Estas festas promettem revestir-se de brilhantismo, tendo sido convidado para presidil-a D.João Becker,arcebispo metropolitano. Não podendo comparcer, s. ex. revma. designou o conego Antonio Reis para represental-o, devendo, hoje, partir para Estrella, donde regressará depois de terminados os festejos.
Companhia Telephonica Rio-Grandense - Foi inaugurado o serviço de phonogrammas com as estações de Santa Maria do Mundo Novo, Sander, Campo Vicente, e Gramado, no municipio da Taquara, e a de S. Francisco de Paula. 

Club Philatelico - Hoje, ás 20 horas, em uma das salas do Metropole Hotel, á rua Andrade Neves, haverá uma reunião de philatelistas aqui residentes, afim de se fundar um club, o qual já conta numerosas adhesões. 

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha; um rosario encontrado pelo sr. Odone Marsiaj, emfrente ao Grande Hotel; uma pequena chave, encontrada á rua dos Andradas. Entregamos um molho de chaves ao sr. Carlos A. de Oliveira. 

Banco Pelotense - Foi extincta a filial do Banco Pelotense em Lavras, da qual era gerente o sr. Rodolpho Cupertino. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

A situação no interior do Estado

Pelotas, 21 - No 4º districto deste municipio, no logar denominado Climaco, na residencia de Floriano Brisolara, deu-se ás 2 horas da madrugada de hoje, sangrento encontro entre um piquete de 20 homens da columna do general Zeca Netto e outro piquete de soldados provisorios que daqui seguira sob o commando do sub-intendente Pedro Dias. O facto é assim narrado: Brisolara dera hospedagem em sua casa áquelles 20 revolucionarios. Avisado do facto, para ali partiu numeroso piquete. Chegando ao local ás 2 horas, esse píquete cercou a casa começando cerrada fuzilaria, sendo disparados contra ella cerca de 2.000 tiros. Os revolucionarios tentaram dizer que se entregariam, não sendo attendidos. Os alliados responderam então ao fogo usando de revólvers. Resultou cairem mortos 4 e feridos 5 revolucionarios. Do piquete do sub-intendente Pedro Dias nada se sabe de positivo. Floriano Brisolara, foi feito prisioneiro e trazido para esta cidade. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 23 de agosto na história

1892 - Morre o marechal Manuel Deodoro da Fonseca aos 65 anos. Seu funeral é um dos maiores já realizados no Rio de Janeiro.
1912 - Nasce o escritor e jornalista Nelson Rodrigues. 
1926 - Morre o ator ítalo-americano Rodolfo Valentino.
1982 - Morre o instrumentista e compositor Edu da Gaita.
1988 - Morre Renata Agondi na travessia do Canal da Mancha. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895