Mesa administrativa da Santa Casa determina construção de edifício para depósito de carros fúnebres

Mesa administrativa da Santa Casa determina construção de edifício para depósito de carros fúnebres

Correio do Povo do dia 17 de agosto de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Carros fúnebres da Santa Casa passaram a contar com um depósito

publicidade

Santa Casa 

A actual mesa administrativa da Santa Casa, que tem como provedor o coronel Antenor Amorim, mandou construir num terreno contiguo ao em que se acha o Instituto Anatomico da Faculdade de Medicina, um vasto edificio todo de material destinado exclusivamente ao deposito de carros funebres. A sua construcção preenche os fins a que se destina, possuindo um grande numero de janellas para todos os lados, sendo todo o pavimento de cimento armado, dispondo de mangueiras para o serviço de limpeza. O edificio tem capacidade para 18 carros, devendo a sua inauguração se effectuar hoje. Este melhoramento ha muito se fazia sentir, pois estes vehiculos eram depositados num edificio em mau estado, e sem nenhuma condição hygienica. 

DIVERSAS 

A varicella - Hontem, no carro-ambulancia do 1º posto, foi levado á Santa Casa um doente, que ao entrar naquelle estabelecimento constatou-se que se achava atacado de varicella. Em consequencia disso não lhe foi dada baixa sendo transferido para o hospital de isolamento da Directoria de Hygiene. A administração da Santa Casa fez desinfectar a maca e os enfermeiros que haviam levado o enfermo até á portaria. 

A explosão no Jardim Zoologico - O sr. Dario Barbosa, delegado judiciario do 2º districto, em commissão, proseguiu, ante-hontem e hontem, nas diligencias em torno do caso da violenta explosão occorrida, na noite de segunda-feira ultima, num predio em construcção no antigo Jardim Zoológico, de propriedade do coronel João Ganzo Fernandes, no bairro Menino Deus. Por estas investigações chegou aquella autoridade á conclusão de ter sido a explosão motivada pelo deflagrar de uma bomba de dynamite ali collocada por mão criminosa. O sr. Dario Barbosa nomeou os engenheiros da Secretaria das Obras Publicas, Pedro Scheunemann e João Pianca para, na qualidade de peritos, emitirem o seu laudo a respeito.

Objectos perdidos - O sr. João Novoa depositou em nosso escriptorio uma carteira de identidade, encontrada no Banco Nacional do Commercio.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

A situação no interior

Bagé, 16 - Noticias aqui recebidas de Cacimbinhas, pelo telephone, informam ter-se travado um combate no municipio de Cangussu, entre forças revolucionarias do general Zeca Netto e os situacionistas commandados pelo tenente-coronel Hypolito Ribeiro. 

Pelotas, 16 - O “Diario Popular” affixou pela tarde um telegramma de combate de Cangussu entre as forças do general Zeca Netto e de Aldrovando Andrade Leão. Os revolucionarios, segundo essa noticia tiveram cem baixas e perderam munição. Sabe-se que morreu um irmão do sr. Antenor Lemos, ahi residente. Desse combate resultou tambem sahir gravemente ferido um filho do coronel Venceslau Crespo, aqui residente. Afim de attender aos feridos seguiram os drs. Hugo e João Brusque. A “Opinião Publica” nada affixou. O “Diario Popular” soltou mais de cem foguetes. 

Conceição do Arroio, 16 - Um grupo de trinta revolucionarios, esteve ante-hontem no povoado de Tramandahy.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 17 de agosto na história

1943 - Nasce o ator Robert De Niro. 
1952 - Nasce Nelson Piquet, campeão mundial de F 1.
1962 - Fundação do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).
1987 - Morre o jornalista e escritor Carlos Drummond de Andrade.
1992 - Casos de Aids chegam no Brasil a 30 mil, com 12 mil óbitos. 
1999 - Terremoto mata 14 mil pessoas na Turquia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895