Instalação do Hospital da Cruz Vermelha, em Bagé, sob direção do dr. Ernesto Medici

Instalação do Hospital da Cruz Vermelha, em Bagé, sob direção do dr. Ernesto Medici

Correio do Povo do dia 16 de agosto de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Sede da Cruz Vermelha de Bagé durante a Revolução de 1923

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior 

Hospital da Cruz Vermelha, em Bagé

Bagé, 15 - Será installado aqui, sob a direcção do dr. Ernesto Medici, um hospital de sangue dos revolucionarios, garantido pela força federal. A exma. sra. d. Umbelina da Silva Tavares, presidente da Cruz Vermelha Libertadora, recebeu do commando da Região Militar o seguinte telegramma: “Nesta data, foram expedidas ordens no sentido de garantir o hospital da Cruz Vermelha de que sois digna presidente. Assina: João Franco Ferreira, chefe do estado maior.” Em virtude disso, a directoria da Cruz Vermelha reunir-se-á em sessão, no proximo domingo, na residencia do dr. Candido Gaffrée. 

DIVERSAS

Syndicato Agricola Rio-Grandense - 

Realisou-se, hontem, a segunda reunião preparatoria deste Syndicato, com a presença de numerosas pessoas. Fez-se a leitura dos estatutos, que foram submettidos a ampla discussão e como a commissão convidada para o exame previo do projecto não tenha terminado o trabalho, deliberou reunir-se novamente sexta-feira, ás 19 horas, na séde da Federação Rural. A organisação do novo syndicato, virá preencher uma lacuna da nossa vida agricola
Imprensa - No dia 6, completou mais um anno, o nosso collega “O Rebate”, que se publica na cidade de Pelotas. Durante o dia, aquelle confrade recebeu muitas provas de apreço, tendo sido dirigidos cumprimentos ao seu director, sr. Frediano Trebbi . 

O desapparecimento de cedulas da Casa da Moeda - O director da Casa da Moeda, explica o caso da emissão clandestina de notas do Thesouro, da Casa da Moeda, pelo facto de terem sido furtadas, em fevereiro deste anno, daquelle estabelecimento, quatro notas no valor de 200$ de series superiores á 5ª, e mais quatro folhas, provavelmente impressas, que poderiam ser aproveitadas pela emissão clandestina. Para evitar que essas notas circulem a caixa de amortização foi avisada que foram estampadas notas daquelle valor até a 5ª estampa. 

TELEGRAMMAS

Construcção de hospital

Santa Maria, 15 - O sub-intendente do terceito districto de S. Pedro, deste municipio, coronel Valerio Paiva tomou a peito o projecto da construcção de um hospital de caridade naquella localidade, tendo já doado um terreno de sua propriedade para aquelle fim. O referido terreno fica situado na cooperativa de S. Pedro e mede 66 palmos de frente por 132 de fundos. Para o inicio das obras conta com o auxilio de quatro contos de réis, promessa antiga do coronel Paulino Souto, residente em S. Borja, além de outros donativos já annunciados e o concurso da população daquelle districto. Em breve será organisada a respectiva planta pelo dr. Eurico Laranja.

Cine-theatro independencia 

Santa Maria, 15 - Completando hoje o primeiro anniversario de sua fundação, o cine-theatro Independencia, seu proprietario offereceu uma festa ás senhoritas santa-marienses, constando de baile e espectaculos cinematographicos. O nome do Cine é em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de agosto na história

1900 - Morre o escritor português Eça de Queirós. 
1958 - Nasce a cantora Madonna.
1977 - Morre o cantor Elvis Presley.
1980 - Greve dos trabalhadores do porto de Gdansk.
1985 - O adido militar coronel Ustra é reconhecido pela deputada Bete Mendes como seu torturador em visita do presidente Sarney ao Uruguai. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895