A tecnologia aumenta sua importância no turismo

A tecnologia aumenta sua importância no turismo

Por Abdon Barretto Filho*

publicidade

                                                              

 Com a pandemia, o mundo aumentou a utilização da tecnologia. Em um conceito geral, a tecnologia é um sistema através do qual a sociedade satisfaz as necessidades e desejos dos seus membros. O sistema é composto de interdependência e interligação entre seus integrantes: pessoas, processos, programas, equipamentos, organização, com propósitos bem definidos. A tecnologia tornou-se aliada no mundo dos negócios e acelerou o desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental da humanidade, aproximando novas realidades e expandindo boas e más ideias.

A utilização de uma série de plataformas existentes foram aceleradas para realizações de comunicações mais diversas, incluindo reuniões virtuais, solicitações de meios de transportes, serviços de entregas, serviços de alimentação, serviços de produção de programas de rádio e tv, entre outras, para atingir objetivos dos habitantes com acesso à rede mundial dos computadores. No caso dos serviços turísticos, o comércio eletrônico aumentou, assim como as infinitas possibilidades para captar e manter clientes em todo o planeta.

O cliente quer o melhor, aqui e agora e tem na tecnologia a sustentação de cada escolha no mercado. As vantagens competitivas, na medida que reduz custos, diminui o tempo de atendimento, ganhos em escala, fazem parte da nova gestão de empresas e entidades. E como ficam os destinos turísticos? São desafios para os gestores que buscam alternativas no Planejamento e Estruturação da Oferta Turística; Qualificação dos Serviços; Promoção e Divulgação e avaliação de resultados. Agora, além de identificar os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços, devem incluir a utilização da internet em áreas de visitação.

Preferencialmente, por exemplo, wi fi grátis, permitindo que os visitantes façam os registros das suas visitas destacando os pontos positivos e as recomendações para a melhoria contínua. Naturalmente, os investimentos são indispensáveis na tecnologia aplicada e que serão ampliados com a disponibilidade do Sistema 5G, a “internet das coisas”. Convém salientar que tudo que puder ser substituído pela máquina, será. Se as pessoas não evoluem e não se adaptam à nova realidade imposta pela variável incontrolável da tecnologia, as ferramentas tecnológicas podem ameaçar suas atividades profissionais e pessoais.  A substituição dos serviços humanos por serviços tecnológicos é uma realidade e a tendência é aumentar incentivada pelas experiências aceleradas durante a pandemia. Será? Respeitam-se todas a opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Economista e Mestre em Comunicação Social

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895