Agosto laranja

Agosto laranja

Por Alvoni Medina*

Correio do Povo

publicidade

Você conhece alguém com altas habilidades? Provavelmente sim, porém não sabe identificar. O tema Altas Habilidades/Superdotação ainda é desconhecido para o público em geral e é um assunto pouco divulgado. Estima-se que, no Brasil, existam mais de 6 milhões de pessoas com altas habilidades/superdotação, vindas de qualquer classe socioeconômica, independentemente de raça e cultura. Para que as pessoas com altas habilidades/superdotação sejam reconhecidas e respeitadas em nossa sociedade, tendo acesso aos seus direitos básicos, é preciso desenvolver um olhar mais humano e buscar por ações políticas de suporte.

E pensando nisso, em 2019 instalei na Câmara de Vereadores de Porto Alegre a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, com o objetivo de estabelecer uma discussão e criação de políticas públicas para identificação dessa parcela da população, a fim de ampliar o atendimento nos aspectos emocionais e pedagógicos, pelos profissionais de educação e/ou pelos familiares.

É de extrema importância lutar por alternativas que contemplem os direitos dessas pessoas. Por isso, em 2020, foi criada a Lei 12.815, de minha autoria, que institui a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados com altas habilidades/superdotação. A lei garante aos estudantes da rede pública de ensino acesso a um ambiente escolar totalmente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades, com atendimento educacional especializado.

E, também, para marcar a relevância do tema, foi instituído, em Porto Alegre, o Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação e o Agosto Laranja - Mês de Informação e Conscientização sobre Altas Habilidades/ Superdotação, por meio da Lei 12727/2020. Pela primeira vez, a capital dos gaúchos realizará o Agosto Laranja, com atividades que permitam a promoção de ações socioeducativas em favor do reconhecimento e do desenvolvimento das pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD), ampliando a conscientização do respeito às diferenças, com enfrentamento de estigmas e preconceitos, principalmente dentro das escolas. Participa, vem com a gente!

*Vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com AH/SD


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895