Resgate do Turismo Criativo em Porto Alegre

Resgate do Turismo Criativo em Porto Alegre

Por Abdon Barretto Filho*

publicidade

A primeira Conferência Brasileira de Turismo Criativo Porto Alegre, foi realizada nos dias 22 e 23 de outubro de 2013, no Teatro São Pedro. A louvável iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, sob o comando do Luiz Fernando Moraes, contou com importantes apoios, destacando-se   uma série de entidades interessadas no desenvolvimento do Turismo na Capital Gaúcha, a saber: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis –ABIHRS; Ministério do Turismo do Brasil; UNESCO –Representação no Brasil, entre outras.

Com o propósito de apresentar ao Brasil o “Turismo Criativo: a nova geração do Turismo”, foram realizadas palestras e debates com   especialistas mundiais do tema, incluindo o criador do conceito de Turismo Criativo, Greg Richards, professor de Estudos de Lazer da Universidade de Tilburg (Holanda) ; Sylvie Canal ( França), criadora do portal creativeparis.info e uma das criadoras da Creative Tourism Network para a promoção do Turismo Criativo, em parcerias com  Barcelona e Roma; Rebecca Wurzburger ( EUA) que apresentou o conceito de Turismo Criativo, para a UNESCO na primeira conferência  Internacional em Santa  Fé ( Novo México-EUA); Caroline Couret ( França) que criou e gerencia a Creative Tourism Network e é responsável pela Barcelona criativa.info, plataforma pioneira de promoção do Turismo Criativo de Barcelona; Ana Maria Fonseca, autora da primeira tese brasileira de doutorado sobre Cidades Criativas; Lala Deheinzetin, uma das pioneiras da economia criativa no Brasil.

No segundo dia da Conferência Brasileira de Turismo Criativo foi aberto o painel “ Experiência: Paris Criativa”, quando a Sylvie Canal, mostrou como foi implantado o Programa de Turismo Criativo na capital francesa. Tive a honra e o prazer de ser o mediador da palestra na esperança de estar participando de uma alternativa inédita para promover o Destino Turístico Porto Alegre no Brasil e no exterior. Convém salientar que Paris é o Destino Turístico mais demandado do mundo e buscava desenvolver uma nova maneira de promover a cidade e de como os visitantes a vivenciam: mais participativo, não só de contemplação. Foi realizado um longo trabalho de classificação e criadas oito categorias apresentadas no portal crative.info. A Sylvie Canal  citou a culinária local como atividade criativa bem sucedida em Paris: aprender com chef francês como fazer croissant ou baguette para o café da manhã.

As informações foram aplicadas e incorporadas à Oferta Turística em Porto Alegre, como o arroz de carreteiro elaborado pelo chef  do restaurante do Plaza São Rafael Hotel; oficinas sobre danças, músicas gaúchas, entres outras. Infelizmente, o  Projeto do Turismo Criativo, foi interrompido intempestivamente pelo setor público, pelas mudanças na  Prefeitura Municipal,  sem consultar os parceiros do  setor privado. Logo, salvo melhor juízo, estamos   perdendo mais de  sete anos de muitas pesquisas e trabalhos técnicos inovadores. Ignoram as conquistas e os trabalhos realizados nos últimos vinte anos.  Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Economista e Mestre em Comunicação Social


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895