O diferencial da Cultura para atrair visitantes

O diferencial da Cultura para atrair visitantes

Por Abdon Barretto Filho*

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A Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Logo, salvo melhor juízo, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: artes plásticas, música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, entre outras. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a sua capacidade de produzir Cultura.

A cultura brasileira foi formada ao longos dos séculos, desde do início da colonização, no começo do século XVI, pela mistura da cultura portuguesa com a cultura indígena e a africana. Nos séculos XIX e XX, nosso país recebeu as influências culturais dos imigrantes espanhóis, italianos, alemães, árabes, judeus, japoneses, chineses, entre outros interessados sempre  buscando  vidas melhores nas terras brasileiras. A geografia humana associa-se à geografia física, com natureza exuberante, formando aspectos capazes de atraírem visitantes do resto do mundo.

Atualmente, quando existe uma busca de novos destinos turísticos, o Brasil tem a grande oportunidade de desenvolver o turismo interno e externo. Convém salientar que o turismo é um fenômeno social, cultural, ambiental e econômico. Quando bem planejado, estruturado e com gestão profissional e competente, é gerador de emprego, renda, impostos e autoestima do núcleo receptor. O Turismo Sustentável privilegia a cultura local, preserva o meio ambiente, incentiva e valoriza as criações dos habitantes dos destinos turísticos, destacando e promovendo suas manifestações artísticas e culturais, como lendas, folclore, tradições, gastronomia, entre outras.

Com o desenvolvimento do fenômeno turístico, os segmentos são importantes para atrair visitantes. Alguns destinos turísticos podem atrair ou não determinados visitantes, de acordo com suas necessidades ou conforme as estratégias, táticas e operações dos gestores públicos e privados. Os interesses podem ser diferentes para alcançar o desenvolvimento cultural, social, ambiental e econômico decididos pelas comunidades. Em determinados destinos turísticos, o foco pode estar na promoção de uma série de aspectos nem sempre comuns aos outros.

Logo, para atrair visitantes, é indispensável combinar os atrativos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços de acordo com a comunidade e as parcerias públicas e privadas para estruturar a oferta; qualificar os bens e/ou serviços; promoção do destino; das empresas; das entidades e acompanhamentos das operações. Entretanto, a Cultura local é o grande diferencial capaz de atrair visitantes – turistas de lazer, participantes de eventos e investidores. Será?  Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

 

 * Economista e Mestre em Comunicação Social

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895