A saúde não pode baixar a guarda

A saúde não pode baixar a guarda

Por Mauro Sparta*

Correio do Povo

publicidade

Para perder uma guerra basta vangloriar-se com a vitória numa batalha e esquecer que o inimigo ainda está de pé. Enfrentamos o pico da pandemia com grandes sacrifícios. Com a rede hospitalar no limite da exaustão, superamos o momento crítico que custou vidas mas fortaleceu o sistema municipal, apesar da experiência dolorosa. As medidas para ofertar leitos, equipar hospitais, mobilizar servidores, envolver instituições e entes privados impediram que a situação fosse pior.

Com a sociedade angustiada diante da ameaça de um vírus altamente contagioso e suas variantes, a tarefa de imunizar a população pôs novamente a rede pública de saúde em xeque. Veio o desafio da imunização num cenário de incertezas. E novamente estamos vencendo dificuldades estruturais históricas para proteger os porto-alegrenses. Apesar da inconstância na entrega de doses pelo Ministério da Saúde, montamos uma estratégia intensa reforçando equipes e aplicando vacinas sem parar, nos finais de semana ou feriados.

Graças a este esforço, Porto Alegre é a capital brasileira com maior número de cidadãos protegidos com esquema vacinal completo. Mas não podemos nos inebriar com esta vitória. A guerra continua e a ameaça de uma nova onda de contágios é real. Por isso, mantemos a rede hospitalar pública e privada pronta para reativar imediatamente a estrutura de emergência mobilizada antes.

Planos de contingência permitem agregar mais leitos de retaguarda se necessário. Já estamos vacinando a população em geral, não só os prioritários. Estamos preparando barreiras sanitárias no aeroporto e medidas de controle na estação rodoviária, porto e estações do Trensurb.

Mesmo apoiando a retomada cautelosa da atividade econômica, fiscalizamos com rigor as aglomerações públicas e estimulamos os protocolos sanitários, uso de máscaras e distanciamento social. Porto Alegre não pode baixar a guarda contra a Covid-19. Estamos alertas e preparados. Com a ajuda de todos e o comando firme do prefeito Sebastião Melo, vamos vencer novamente.

*Secretário municipal de Saúde – Porto Alegre


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895