50 anos do Grupo Palmares

50 anos do Grupo Palmares

Por Antônio Carlos Côrtes*

Correio do Povo

publicidade

O mês de maio pretérito é histórico para os negros brasileiros, pois, aqui em Porto Alegre, há cinco décadas era fundado o Grupo Palmares que mudou a autoestima dos afrodescendentes. A primeira reunião do grupo foi realizada no dia 2 de julho de 1971 na Rua Tomás Flores, 303 no bairro Bom Fim. O segundo encontro se deu na Rua dos Andradas, 849, momento em que decidimos pelo nome Palmares. Foi minha a iniciativa de dizer não ao 13 de maio e sim ao 20 de novembro, data da morte de Zumbi . O grupo era composto por Oliveira Ferreira da Silveira, Ilmo da Silva, Vilmar Nunes e o escriba. A pauta era valorizar a identidade negra. Consideramos fundadores também Jorge Antônio dos Santos e Luiz Paulo Assis Santos, que, por questões de foro íntimo, pediram para não ser citados.

O 20 de Novembro era data que melhor representava a história real dos negros brasileiros. Estes jovens fundadores ajudaram a instituir o Dia da Consciência Negra. Foi durante as discussões que descobri o livro “Quilombo dos Palmares”, de Edison Carneiro. Após estudar junto a outras obras o movimento, decidi pelo 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Em 1976 colei Grau em Ciências Jurídicas e Sociais na Ufrgs. As Sociais me despertaram para estudos de psicanálise. Iniciei análise com o professor e psicólogo Francisco Guerguem Neto. Em 2003, no período de 8 a 18 de dezembro, atuei na equipe Enigmas da parentalidade-IPSI-Departamento de Psicanálise e Psicopatologia-Ufrgs dos Psicanalistas Luiz Olyntho Telles da Silva e do Prof. José Luiz Caon - aprendizagem parentais, responsabilidade, prazer, deleites, gozo, parentalidade, natalidade e carnavalidade.

O desfile de escola de samba na concentração começa por nota 10 em todos os quesitos. No decorrer vai mantendo ou perdendo o 10. De significante para significante. Aquele é o coordenador do desfile e este é o desfilante. Se tudo certo, chegam à dispersão com bom número de notas 10 nos quesitos Harmonia, Evolução, Fantasias, Samba-Enredo, Conjunto, Bateria, Mestre-Sala e Porta-bandeira e Alegorias.

O Grupo Palmares, que há 50 anos iniciou seu desfile com enredo contando a verdadeira história do negro no Brasil, chega a apoteose com dever cumprido dentro do tempo.

*Advogado, psicanalista e um dos fundadores do Grupo Palmares


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895