Maio: Roessler e a Fepam

Maio: Roessler e a Fepam

Por José Alberto Wenzel*

Correio do Povo

publicidade

Quando, em 1962, Rachel Carson apresentou a referencial “Primavera Silenciosa”, um gaúcho de nome Henrique Luiz Roessler já escrevia emblemáticos textos de cunho ambiental. Artigos que tomaram vulto entre os anos de 1957 e 1963, período em que esgrimou 301 crônicas no Correio do Povo. Antes, em 1955, criara a União Protetora da Natureza, a UPN. Convicto e coerente, Roessler era um destemido. Não se intimidou em combater caçadores, devastadores de florestas, poluidores dos rios, envenenadores das terras e ares. Não mediu palavras ao denunciar eventos disfarçados em preocupação ambiental. Todavia, ao tempo em que vigoroso foi terno. Como não se condoer com seu relato de apanha das rãs? Delas eram aproveitadas as coxas, cortadas com um tesoura. Decepadas, as rãs eram largadas vivas sem condições de sobrevivência. Sobrava um filete de sangue esticado nas águas, antes berço e agora fluxo da agonia.

Forte e comovente Roessler recebeu após sua morte ainda maior reconhecimento. Entre tantas homenagens, Carneiro, Lutzenberger, Hilda Zimmerman e outros entenderam por guindá-lo ao patronato da AGAPAN, entidade que completou 50 anos neste 27 de abril. Contudo, foi a partir do dia 29 de maio de 1991 que ROESSLER passou a ser oficialmente assumido como patrono da FEPAM, consagrada como a nossa “Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler”. Segundo a historiadora Elenita Pereira “talvez o lugar de memória de maior projeção para Roessler” (2013).

O patrono, o inspirador de “Ongs” e movimentos ambientais, o precursor e ativista foi antes de tudo um educador como fora o holístico Padre Balduino Rambo. Suas ações, campanhas, textos e falas sempre buscaram a mudança de mentalidade. Correspondemos a seu sonho? Roessler (1896-1963) nos observa nas plantas e animais, em todas as águas e terras, no ar que respiramos, em cada pessoa e instituição. Que maio nos ilumine todos os dias!

*Ex secretário do Meio Ambiente – RS josealbertowenzel@gmail.com


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895