Metanóia

Metanóia

Banda gaúcha lança novo single em 13 de agosto, com referências do Indie ao Rock Progressivo

Ana Lécia de Oliveira

Quarteto conta que a sonoridade de “Além” surge em forma de "marcha psicodélica"

publicidade

Buscando uma sonoridade com referências que vão do Indie Rock ao Rock Progressivo, a banda gaúcha Metanóia lança o single “Além” em todas as plataformas no dia 13 de agosto. Este terceiro trabalho integra uma série de lançamentos em formato de singles que o grupo vem trabalhando desde 2019, sucedendo a “Girassóis” e “Na cidade”. 

Metanóia é uma banda de Porto Alegre com quase quatro anos de existência, nascida da união de amigos no colégio, tendo na formação Gustavo Richter, Larhyssa Dutra, Matheus Wiebbelling e Renan Cambraia. O jovem quarteto se expressa a partir de referências como o Rock dos anos 1970 e a neopsicodelia contemporânea dialogando com brasilidades sonoras e literárias.

Em “Além”, o grupo buscou explorar timbres de sintetizadores fazendo referência à estética do trabalho de bandas como Beach Boys e Gênesis, além de influências mais atuais destes gêneros, como Beach House e Flaming Lips. A faixa tem produção musical assinada por Duda Raupp, do estúdio Sonar Records, e em 2021 recebeu a masterização de Wagner Lagemann, do estúdio Pedra Redonda.

Com a interpretação da cantora Larhyssa Dutra, “Além” tem como destaque também a identidade contida nos arranjos vocais em que ela diz que brincou com os intervalos. "É a primeira música da banda em que eu fiz um vocal solo e também a primeira que eu compus a melodia do vocal”, conta. A sonoridade surge em forma de “marcha psicodélica que vem de outra dimensão numa jornada desassossegada com forte teor existencial”, comenta Renan Cambraia, multi-instrumentista e compositor da canção. 

O guitarrista Matheus Wiebbelling ressalta que a música toca em pontos muito específicos da passagem da vida colegial para vida adulta em que os integrantes se encontravam confusos e retrata a complexidade dessas mudanças no intuito de botar para fora parte das angústias naquele momento. “Representa o início de uma grande caminhada que nós estamos trilhando”, completa o baterista Gustavo Richte. 

Os integrantes buscam estreitar a relação das composições com suas formações acadêmicas: Arquitetura, Ciências Sociais e Letras. Essa diversidade de influências pode ser vista em “Girassóis” (2020), faixa que também tem versão acústica disponível em vídeo no canal do YouTube da banda, e no recente single “Na cidade”, lançado pelo selo Pedra Redonda em junho. A Metanóia está em processo de pré-produção do primeiro álbum e garante novidades artísticas em breve nas suas redes sociais.

O link para o pré-save de "Além" já está disponível

Assista ao vídeo de "Na cidade" no YouTube

Confira mais sobre a banda

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Facebook e no Instagram

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895