Metanóia

Metanóia

Banda lança o primeiro álbum, “Cada instante, uma pintura”, após cinco anos de estrada

Ana Lécia de Oliveira

Projeto representa o amadurecimento do quinteto, que vinha conceituando-o desde 2019

publicidade

Já está nas plataformas digitais o álbum “Cada instante, uma pintura”, o primeiro da banda Metanóia. O projeto representa o amadurecimento do quinteto, que vinha conceituando-o desde 2019. "É um trabalho de cinco anos. Faz muito tempo que queremos lançar o nosso primeiro álbum e temos muita expectativa para o show de lançamento, que vai acontecer no final do ano", explica Matheus Wiebbelling.

Na obra, o ouvinte viaja por paisagens sonoras etéreas, sensação similar ao entrar num museu ou num filme, ou até mesmo em um sonho. O álbum traz a articulação entre as diferentes expressões artísticas e a própria vida. O envelhecimento como fonte de juventude e a música como ponte a essas sensações. "Temos aquele sentimento de passagem, de quando a banda ganha maturidade após o lançamento do primeiro álbum", define Matheus Wiebbelling.

A banda reuniu convidados em uma audição especial. "Foram muitos amigos da banda e pessoas que participaram do processo. Um trabalho feito por essas pessoas e nada mais justo ter essas pessoas na audição para vibrar conosco", conta Matheus Wiebbelling.

As letras são metalinguísticas, retratando a transformação dos próprios integrantes em compositores. As canções são como fragmentos; colagens impressionistas que refletem o conturbado mundo do artista e do ato de compor. Assim, cada faixa é como se fosse uma pintura deste museu imaginário chamado Cada instante, uma pintura. Como retratado na capa, vê-se um corredor infinito e vazio onde estão as capas dos singles do álbum expostos na parede: um convite da banda aos ouvintes de adentrarem na jornada sensorial de suas canções. Dentre as referências musicais da Metanóia nesta obra, destacam-se Stereolab, Pluma, BaianaSystem, Arthur Verocai, Rodrigo Amarante e Homeshake.

O espetáculo de lançamento, previsto para dezembro, teatraliza essa gama de sensações que as músicas tratam. Retrata-se o envelhecimento da espera de uma mente artística que busca respostas em suas obras de diferentes expressões. Cada instante, uma pintura. Cada pequeno ou grande ciclo da vida é uma pintura; pode ser uma espera. Por que esperamos tanto? A vida não está acontecendo agora?

A banda

Metanóia é uma banda de Porto Alegre com cinco anos de existência. É formada por Gabriel Barbosa (voz e guitarra solo), Gustavo Richter (bateria, saxofone e flauta transversal), Larhyssa Dutra (voz, guitarra e escaleta), Matheus Wiebbelling (baixo e sintetizador), Renan Cambraia (voz, trompete, sintetizador e sampler). O quinteto se expressa a partir de referências como o Rock dos anos 1970, a Neopsicodelia contemporânea e sempre em diálogo com a velha e nova MPB e a literatura.

Escute o disco no Spotify

Acompanhe os sons da banda também no YouTube

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Instagram e no Facebook


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895