Ícones do Punk Rock gaúcho, Os Replicantes se apresentaram no domingo passado, dia 6 de agosto, no Bar Opinião, em Porto Alegre, abrindo para a banda paulista Ratos de Porão. A casa estava completamente lotada, e na plateia era possível ver fãs de todas as idades, desde pré-adolescentes até uma galera de 60 anos ou mais. E muitas, muitas mulheres, o que mostra a evolução do Rock, que mostra ter espaço para todo mundo.
A banda gaúcha, formada por Júlia Barth, Cláudio Heinz, Heron Heinz e Cléber Andrade, abriu os trabalhos poucos minutos depois das 19h. E por cerca de 1h15min, apresentou os seus maiores sucessos, cantados juntos pelo público. Muitos clássicos dos anos 1980 se mostram ainda muito atuais.
Na sequência, a partir das 20h30min, Os Ratos do Porão subiram ao palco, e por mais de uma hora, destruíram tudo. Formada por João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Boka (bateria) e Juninho (baixo), não deixaram pedra sob pedra, fazendo com que a galera batesse muita cabeça e também se soltasse numa imensa roda punk no meio da pista. Êxtase total. A intensidade da banda foi tanta, que em determinado momento, João Gordo teve de sentar, e dizer que já está um tiozinho veterano e cansado. Depois de uma rápida pausa, retomou o microfone e encerrou o show com garra.
Fotos: Guilherme Almeida / CP