Estrondo Festival

Estrondo Festival

Sexta edição acontece neste domingo, no Ocidente, com shows de Flor ET, Matheu Corrêa e Ôbaixada

Ana Lécia de Oliveira

Flor ET, banda autoral de Porto Alegre, une o Rock e a musicalidade brasileira

publicidade

A sexta edição do Estrondo Festival acontece neste domingo, 6 de agosto, a partir das 18h, no Bar Ocidente. O line-up terá Flor ET, Matheu Corrêa e Ôbaixada. Os ingressos antecipados custam R$ 20,00 pelo Sympla e R$ 30,00 na hora. Também podem ser adquiridos pelo pix estrondorecords@gmail.com. Mais informações com Ricardo Varela, pelo (51) 99217-9735.

O local escolhido para a realização, o Ocidente (Osvaldo Aranha, 960, Bom Fim, em Porto Alegre), é extremamente simbólico para o selo e os artistas. O casarão abriu as portas há 40 anos e já recebeu diversos artistas que se firmaram entre os grandes nomes da música no Estado. Da mesma forma, o selo Estrondo aposta que os três nomes escalados para domingo estão na mesma cena. Flor ET, Matheu e Ôbaixada prometem um domingo com um passeio sonoro que vai do Pop ao Soul, ao Rock Psicodélico e tudo temperado com saxofone, sintetizadores e muito mais.

Sobre as bandas

Flor ET é uma banda autoral de Porto Alegre que, através do Rock e da musicalidade brasileira, aborda temas existenciais, sociais e políticos. Em seis anos, realizou diversos shows. Em setembro de 2022, lançou “FUTUROTRÓPICA”, com produção de Alexandre Birck. O show de lançamento do disco passou por RS, SC, PR e SP.  A Flor ET traz na bagagem EP, singles, clipes, lives e a “session” lançada no  YouTube “Na Sala”, gravada ao vivo no apartamento dos músicos. Com referências como Novos Baianos, Nação Zumbi, Metá Metá, El Efecto, Bjork, Jonni Mitchel e a banda norte-americana Tool, o resultado dessa grande mistura sonora conta ainda com as referências pessoais de cada um dos integrantes. A banda é formada por Ada Bellatrix (compositora, cantora e saxofonista), Mário Ferreira (compositor, guitarrista e cantor), Daniel Ribeiro (baixista e cantor), Diego Vogt (Pianista e cantor) e Rafael Zanette (baterista).

Matheu Corrêa estreou em 2019 com o álbum “Meu Black É Rock”, premiado, em 2020, com os Açorianos de Melhor Instrumentista e Revelação. Nos anos seguintes, lançou quatro singles, todos em formato virtual: “Testemunho”, “Indelével”, “Filho” e “Brou!”. Desde 2018 atuou e compôs trilha para os espetáculos “Ubuntu Resiste”, “Guardião de Histórias” e “O Mistério Das Histórias Invisíveis”. Com o grupo Lugarejo apresenta releituras do mestre Giba Giba, participando de show para lançamento de exposição celebrativa no Museu Júlio de Castilhos e Festival Cabobu em Pelotas. Com direção musical de Arthur de Faria, participou de releitura de “Se Acaso Você Chegasse” de Lupicínio Rodrigues na exposição “Lupi: Pode entrar que a casa é tua”. A banda que acompanha Matheu é formada por Vitor Bregolin no baixo, Edu Do Nascimento na percussã, Felipe Bonilha na bateria e Maurício Tubs no teclado.

Matheu Corrêa estreou em 2019 com o álbum “Meu Black É Rock” | Foto: Fábio Alt / Divulgação 

Ôbaixada reúne Jonathan Guedes nos vocais, China no baixo e vocais, Lester Borges no teclado, piano e vocais e Gustavo Mattos na guitarra. O novo trabalho, “De Onde Vem?", foi lançado em junho, sugere um lado mais virtuoso dos músicos e traz como temas a valorização da educação infantil, relações familiares, herança cultural do país e o artista metropolitano. O nome faz alusão ao esforço feito pelo músico independente para angariar um lugar no circuito cultural da região. A produção das cinco músicas inéditas foi uma colaboração entre Rodrigo Rysdyk (Trilha Hub Cultural) e o grupo, contando também com o pandeirista porto-alegrense Maicon Ouriques. Influenciada por gêneros como Reggae, Samba Rock e Hardcore, a Ôbaixada iniciou as atividades em 2020, em Cachoeirinha. A pré-produção do trabalho de estreia - “Não Custa o Deguste”, 2022 - foi desenvolvida a partir de um conjunto de ideias que cobiçava não somente a qualidade e estética sonora, mas também acentuava o caos urbano através de suas letras. 

“De Onde Vem?" é o novo trabalho do grupo Ôbaixada | Foto: Wagner Coelho / Divulgação

O Estrondo Records é um selo musical com ações espalhadas pela Região Metropolitana de Porto Alegre, com sede em Sapucaia do Sul junto ao Trilha Hub Cultural, e já lançou material de bandas como Consentrio, Inimigo Eu, Cat Arcade, Machete Bomb e DSM (Uruguai), Matheu e Ôbaixada. 

Veja mais sobre a Flor ET no YouTube

Escute também o Matheu Corrêa no YouTube

Confira o som da Ôbaixada nas plataformas

Leia os demais posts do blog
Curta o Cena Rock também no Instagram e no Facebook


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895