Programa da Fruki Bebidas gera capacitação para PcD e tem vagas abertas

Programa da Fruki Bebidas gera capacitação para PcD e tem vagas abertas

Objetivo é oportunizar espaços de trabalho na empresa, melhorando a inclusão dos beneficiados com a sociedade

Correio do Povo

Paulo Afonso Schmitz Alexandre, mais conhecido como Paulinho, trabalha no setor de resíduos sólidos da Fruki Bebidas e foi convidado para trabalhar na empresa após uma visita a fábrica

publicidade

De acordo com dados do IBGE, 24% da população brasileira se reconhece com alguma deficiência. O índice corresponde a, aproximadamente, 45 milhões de pessoas. Desde 1999, o país tem sancionada a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (PcD), que estabelece, dentre outras inclusões, a participação deste grupo no mercado de trabalho. Na Fruki Bebidas, essa é uma realidade desde sempre, em virtude da filosofia de inclusão da empresa, que já empregava, mesmo antes da lei, pessoas com limitações físicas nas atividades da indústria.

Paulo Afonso Schmitz Alexandre, mais conhecido como Paulinho, trabalha no setor de resíduos sólidos da Fruki Bebidas. Ele tem epilepsia, rebaixamento cognitivo e por vezes - cada vez mais raras - crise de ausência. "Meu sonho era trabalhar na Fruki Bebidas, sempre que passava na frente da empresa dizia isso para minha mãe. Essa é a grande oportunidade da minha vida, aprendo muito aqui e faço muitos amigos", salienta o profissional, que tem na conduta exemplar, sem atrasos nem faltas, uma de suas marcas.

A mãe, Ercilda Schmitz Alexandre, confirma a visão do filho e contextualiza que esse desejo iniciou-se em uma visita a Lajeado, antes de se mudarem para a cidade, quando estiveram na empresa. “Na data em que ele recebeu o convite, quando chegou em casa, não cabia de tanta alegria. Ele externava o sentimento de tudo que é forma, e não parava, de tão feliz”, lembra.

Tal felicidade é transferida, instantaneamente, a toda a família. Ercilda pontua que ele se sente contente, realizado e útil. “Esse emprego mudou a vida dele e, consequentemente, a nossa. O trabalho fez ele evoluir clinicamente, trouxe estabilidade, o que beneficia todo o entorno”, contextualiza. Desde que entrou na Fruki, por meio do Programa Integrar, Paulinho teve outras possibilidades de trabalho, mas nunca quis, nem pretende, trocar. A mãe arrisca um palpite. “Nem se convidassem ele para trabalhar na praia, outra das suas paixões, ele iria, de tão feliz que está”.

A fim de diversificar cada vez mais seu quadro de pessoal, a Fruki Bebidas criou o programa em 2011, com vagas permanentemente abertas para bancos de talentos. Desde então, iniciaram as admissões de pessoas com quaisquer limitações. "O Integrar permite com que todos dentro da empresa se sensibilizem e valorizem as diferenças, respeitem as limitações e combatam o preconceito, potencializando a responsabilidade social e valorizando o compromisso com a comunidade”, acredita a assistente social da empresa, Martinha Frigier.

Para lançar o Programa, foram feitas reuniões com entidades de Lajeado e municípios vizinhos para selecionar candidatos ao Programa de Aprendizagem, administrado pelo SENAI de Lajeado. No ano seguinte, iniciou a primeira turma de aprendizagem para Pessoas com Deficiência Mental do Vale do Taquari, com cerca de 800 horas. Em seguida os alunos foram para a parte prática, junto à empresa. Um ano depois, estavam formados e aptos a trabalharem.

A empresa tem avançado em iniciativas voltadas às pessoas e à governança, e o cuidado com os funcionários está no seu DNA. O Programa Integrar abrange toda a empresa e todos os cargos, em turnos integrais e contraturnos, com um braço especial em Lajeado. À medida em que os profissionais se desenvolvem, são convidados a ajudar em outros setores, com avaliação de potenciais e preparação da nova equipe que irá recepcioná-los.

As inscrições para participar do Programa Integrar da Fruki Bebidas podem ser feitas no site.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895