Expansão do grupo é o grande legado de Adelino Colombo

Expansão do grupo é o grande legado de Adelino Colombo

Fundador da Colombo, morto aos 90, já preparava sucessor, o neto Eduardo, para turbinar avanços do grupo

André Malinoski

Eduardo Colombo, novo comandante das Lojas Colombo

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Sucessor do avô Adelino Colombo, que faleceu aos 90 anos no último dia 15, o neto Eduardo  se prepara para o desafio com valiosos ensinamentos do fundador que atuava como presidente do Conselho Administrativo das Lojas Colombo. “O significado em relação a tudo isso é de responsabilidade, pois venho sendo preparado para este momento desde criança. A dor da perda sempre vai existir, e é forte, mas precisamos fazer disso combustível para seguir adiante”, reflete o empresário que nasceu em Farroupilha, é casado e tem um casal de filhos. Com o passar das décadas a empresa se tornou uma das principais referências do setor varejista do Rio Grande do Sul. 

Seu Adelino, que nasceu em Nova Milano, em 1930, tinha faro apurado para os negócios e fundou a loja há 61 anos em Farroupilha. Começou com muita determinação, batendo de porta em porta e deixando aparelhos de televisão para as famílias experimentarem. Se aprovassem, o comerciante concretizava a negociação. “O falecimento do meu avô não ocasionou ruptura de gestão. A sucessão já vinha sendo estruturada e agora vamos conduzir as operações e manter a projeção”, afirmou Eduardo, formado em administração e com MBA e especialização em gestão empresarial, além de outros cursos relacionados à área.

Atualmente a Lojas Colombo é a maior rede de eletromóveis do Sul e a décima do país, com 305 lojas e mais de 4,6 mil funcionários. O faturamento reflete a pujança do grupo, R$ 1,9 bilhão em 2020, o que representou 20% mais frente ao ano anterior. Para este ano a previsão é de R$ 2,2 bilhões. 
“Inauguramos cinco novas lojas agora em outubro e temos previsão de outras seis até o fim deste ano. Para 2022 mapeamos algumas cidades e teremos 12 novas Colombo Casa Pet sendo inauguradas no RS”, revela. Sobre e-commerce, Eduardo assinala: “Tivemos um salto expressivo, chegando a ter crescimento de 60% a 80% em alguns segmentos”. Ele acrescentou que o comércio por meios digitais já era consolidado na empresa, especialmente bens duráveis. “Antes da pandemia nosso e-commerce representava 27% de participação”, recorda, observando que durante o distanciamento esteve na casa dos 48% e agora normalizou em torno de 34%. 

Questionado sobre o carro-chefe de vendas, o novo presidente cita a linha branca: “Refrigeradores, máquinas de lavar roupas e micro-ondas estão em primeiro lugar, seguidos por aparelhos de tecnologia. Em terceiro vem o segmento de móveis”. Um novo centro de distribuição será inaugurado no primeiro semestre de 2022 em Recife. “A estratégia para atender clientes do Norte e Nordeste envolve este centro”, antecipa. Há também quatro centros de distribuição, um em Porto Alegre e os outros nos estados de Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. O grupo é formado por Lojas Colombo, Crediare, ColomboCred, Colombo Motors, Colombo Consórcios, Colombo Casa Pet, Feirão de Móveis e Colombo Tech. 

 


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