Neugebauer comemora 130 anos de existência mirando no futuro

Neugebauer comemora 130 anos de existência mirando no futuro

Uma história de tradição e muito chocolate, agora com foco em inovação e novos lançamentos

Correio do Povo

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A Neugebauer está presente nos lares gaúchos há gerações, tanto que é difícil encontrar algum conterrâneo que não tenha uma ligação cultural, uma lembrança da infância ou um carinho particular por algum produto da marca. Neste mês de setembro, a tradicional marca de chocolates completa 130 anos de existência. Muito querida e consolidada em todo o Rio Grande do Sul, a empresa vem conquistando mercado em outros estados brasileiros do Sul e Sudeste e exporta para mais de 30 países. Uma história que começou a ser escrita em 1891, quando a primeira fábrica foi inaugurada em Porto Alegre e que segue sendo construída dia após dia, mantendo vivo os principais componentes do DNA da empresa: a tradição e a qualidade.

Fundada pelos irmãos Franz e Max Neugebauer, juntamente com o amigo Fritz Gerhardt, a empresa teve início com o nome de Neugebauer Irmãos e Gerhardt. A operação iniciou com a produção de deliciosos doces para depois importar da Europa a receita e os segredos do verdadeiro chocolate. Desde o princípio, a empresa primou pela qualidade de seus produtos. A fórmula singular do chocolate Neugebauer logo fez sucesso: cremoso, macio e que derrete na boca. Foram anos de prosperidade e crescimento da fábrica, linha de produtos e distribuição, tornando a marca referência em chocolates no estado do Rio Grande do Sul. 

Modernidade

No início de 2010, o Grupo Vonpar, então engarrafador de Coca-Cola para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, diversificou seus negócios comprando a Neugebauer. Foi criada, assim, a Vonpar Alimentos S/A, transformada em uma divisão que englobava as empresas Mu-Mu Alimentos (produtos lácteos e doces) e Wallerius (balas, chicles e pirulitos). 

A história da Neugebauer se iniciou por Porto Alegre e, por mais de um século, por lá permaneceu. Contudo, como parte estratégica de expansão da marca, em 2013, foi inaugurada uma nova fábrica, no município de Arroio do Meio, interior do Rio Grande do Sul, unificando em uma mesma planta a produção de chocolates, candies e doce de leite.

“Por vezes, é preciso inovar e seguir novos rumos em prol do crescimento, da qualidade e da fortificação de uma empresa. E foi isso que aconteceu. Com a nova fábrica foi e está sendo possível ampliar nossa distribuição, criar produtos e apresentar uma série de surpresas para os nossos consumidores”, destaca o presidente da Neugebauer, Ricardo Vontobel.

Com uma planta de mais de 35 mil m², a fábrica de chocolates mais antiga do Brasil, hoje é uma das mais modernas da América Latina, já que conta com as mais eficientes tecnologias de fabricação e embalagens do mercado mundial. Equipamentos da Suíça, Áustria, Alemanha e Itália garantem um padrão de qualidade internacional aos chocolates da marca, além de contribuir diretamente na produtividade. A eficiência do maquinário de ponta permite que se produza mais, em menos tempo, sem prejudicar o padrão de excelência da produção.

A Neugebauer leva muito a sério a segurança e a qualidade dos seus produtos, fato que é comprovado pela certificação na norma FSSC 22000 - Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos. “Essa conquista está trazendo uma série de benefícios para a empresa, como, por exemplo, a comunicação mais organizada e objetiva entre colaboradores, fornecedores, clientes e consumidores, a redução de riscos do negócio, o aumento da confiança de suas marcas, a confiabilidade entre os elos da cadeia produtiva de alimentos, a conquista de novos mercados e o aumento de vendas e competitividade”, revela o gerente industrial, Roberto Mallmann. 

Demanda 

A empresa conta com um quadro de 654 colaboradores, sendo 453 atuando na planta industrial, que atualmente produz em média 74 mil kg de chocolates, 35 mil kg de candies e 20 mil kg de doce de leite por dia, totalizando 129 mil kg de produção média diária. Com um grande potencial de crescimento, a Neugebauer tem espaço físico para dobrar essa produção, que engloba um mix de mais de 100 produtos com os mais variados destinos. As barras de chocolate familiares, por exemplo, lideram a produção, seguidas pelos bombons Amor Carioca e as caixas de bombons Neugebauer Hits.

A primeira fábrica de chocolate do Brasil está presente em todos os continentes do mundo e a exportação representa uma participação de aproximadamente 12% no global da empresa. Com marcas consagradas como 1891, Amor Carioca, Bib's, Refeição, Stikadinho e Mu-Mu, o faturamento estimado da Neugebauer para 2021 é de R$ 570,2 milhões, enquanto o valor consolidado de 2020 foi de mais de R$ 432 milhões. “O crescimento é fruto do forte trabalho que estamos realizando, desde investimentos em modernos maquinários até a oferta de uma grande variedade de produtos e lançamentos baseados em tecnologia e design inovadores”, afirma o diretor comercial, Sérgio Copetti.

Os estados do Sul concentram 65% do volume de chocolates da Neugebauer, mas conforme a empresa avança em sua estratégia de distribuição, a relevância de outras regiões aumenta. Atualmente, o estado de São Paulo já representa 20% do volume e a Neugebauer possui 3,4% de participação no mercado brasileiro. Além disso, ela é a terceira marca de chocolates no Rio Grande do Sul, com liderança no segmento de barras regional. “A categoria de chocolates tem apresentado significativo crescimento e nós estamos fortalecendo nossa presença em outras regiões do país como Paraná e Sudeste com investimento em estrutura comercial e centros logísticos para aumentar a presença de nossos produtos”, ressalta Copetti.

 

 

Inovação sempre em pauta

Além da qualidade, a Neugebauer tem como objetivo buscar constantemente a inovação, com foco no aprimoramento do mix, apostando em produtos atrativos, com formatos variados e oferecendo sempre novas opções de consumo. “Recentemente tivemos a revitalização das embalagens Stikadinho, Amor Carioca e 1891. E assim, seguimos sempre acompanhando as tendências do mercado, lançando novos sabores e atraindo novos públicos. Tudo isso, sem deixar de garantir o sabor e a qualidade dos produtos mais conhecidos que sempre foram sucesso, com as receitas tradicionais”, explica Copetti.

Na Neugebauer, a plataforma de inovação tem como foco apresentar a melhor proposta de valor aos consumidores, sempre acompanhando os movimentos do mercado e buscando explorar todas as ocasiões de consumo relevantes. O ano de 2021, por exemplo, foi marcado por dois grandes lançamentos: a primeira linha de snacks da Neugebauer Bib’s Sticks, que é a combinação do wafer crocante recheado e coberto com chocolate, e Mu-Mu Kids, o chocolate em formato de vaquinha com recheios cremosos em quatro opções de sabores.

Com lançamentos estratégicos, a Neugebauer tem explorado o fortalecimento das marcas e do portfólio, para continuar crescendo e consolidando a distribuição dos produtos. “As nossas iniciativas estão focadas em revitalização das marcas, lançamento de novos sabores, embalagens e produtos para termos a mais perfeita arquitetura de embalagens e preços”, detalha Copetti. 

 

Mercado competitivo e projeções para o futuro

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a Neugebauer segue investindo em embalagens inovadoras e atrativas, tecnologia de ponta, aumento de produção e ampliando a sua estrutura comercial. “Temos consciência de que qualidade não é o bastante para manter uma empresa competitiva no mercado. Por isso é imprescindível alinhá-la com investimentos permanentes e um processo de gestão contínuo”, afirma Vontobel. 

Dentro de suas prioridades, a Neugebauer projeta o aumento de distribuição, tanto no Rio Grande do Sul quanto em outros Estados e busca uma exposição de destaque de seus produtos nos pontos de vendas. “Nossa intenção é oferecer chocolates de excelente qualidade com preços justos para continuar a trajetória de sucesso da empresa. Na Neugebauer, nossa história é chocolate e estamos trabalhando para sermos cada vez mais relevantes para o consumidor brasileiro”, complementa Vontobel. 

Segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates Amendoins e Balas (ABICAB), o Brasil é um dos maiores produtores de chocolate do mundo. No primeiro trimestre de 2021, a produção de chocolates ficou em 189 mil toneladas, um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2020. “O setor de chocolates apresenta boas oportunidade de ocupar novos mercados e expandir os formatos de vendas. Nosso país possui um consumo per capita anual deste segmento de produto de 3,5 kg por habitante e apenas a Região Sul do país detém consumo equivalente a esses mercados, com 6,8 kg por habitante, consumo equivalente de países como Suíça, 8,5 kg por habitante; Áustria, 7,9 kg por habitante; e Alemanha, 7,7 kg por habitante, por exemplo”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab. 

 

SOBRE A NEUGEBAUER

Com 130 anos de história, a Neugebauer, primeira fábrica de chocolates do Brasil, fundada em 1891, é a terceira marca mais consumida no Rio Grande do Sul e hoje está presente em todos os continentes. A empresa conta com uma histórica tradição no mercado de chocolates e apresenta crescimento acima dos dois dígitos nos últimos anos. Entre vários outros fatores, o grupo destaca-se por oferecer ao mercado consumidor uma grande variedade de produtos e lançamentos baseados em tecnologia e design inovadores.

 

 

 

 

 


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