Dia Mundial do Turismo

Dia Mundial do Turismo

Por Abdon Barretto Filho*

publicidade

27 de setembro é o Dia Mundial do Turismo. Desde 1980, essa data é celebrada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas, com sede em Madri, e foi estabelecida na terceira Conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979. São 40 anos de comemorações em todo o mundo, com palestras, eventos, reportagens, valorizando o fenômeno turístico e seu impacto na geração de emprego, renda e autoestima da população.

A primeira comemoração no Brasil foi realizada em !981, no Aeroporto de Salvador, durante o voo da TAP direto para Lisboa, quando “Baianas” com suas roupas típicas ofereciam as famosas Fitas do Bom Fim. Outras Capitais brasileiras também realizam comemorações. Em 1984, tive a honra e o prazer em realizar a primeira comemoração em Santa Maria, cidade coração do Rio Grande do Sul e, em sequência, destacam-se as seguintes comemorações: em Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, com o “Concerto para 200 milhões de anos “, no ano de 1986 e em Porto Alegre, Capital dos Gaúchos, que vinha realizando muitos eventos temáticos. Convém salientar que muitas comemorações contaram com as participações dos Cursos de Bacharelado em Turismo da PUCRS, UNIFRA, ULBRA, UCS e Órgãos Oficiais de Turismo.

Infelizmente, por falta de continuidade das Políticas Públicas, principalmente na Promoção do Destino Turístico RS e das lideranças neófitas desvinculadas da realidade mundial do Turismo, as comemorações são raras nos Municípios. De uma maneira geral, o “Dia Mundial do Turismo“ consegue reunir os profissionais e os interessados no desenvolvimento do setor, independentes de ideologias políticas e partidárias. Em 2021, a OMT escolheu o tema: “Turismo para um crescimento inclusivo“, sugerindo que os governos, além das entidades e empresas possam celebrar o “Dia Mundial do Turismo “, lembrando que o desejo humano de viajar e explorar é universal e que o Turismo deve ser acessível a todos, assim como os seus benefícios. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Economista e Mestre em Comunicação Social


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895