Ensino bilíngue por imersão canadense atrai investidores da Região Sul

Ensino bilíngue por imersão canadense atrai investidores da Região Sul

Área, com mais de 30 milhões de habitantes, tem potencial para gerar interesse sobre a matéria

Correio do Povo

publicidade

Um levantamento realizado pela Maple Bear, maior rede de ensino bilíngue por imersão do mundo, aponta que na Região Sul do Brasil operam atualmente de 150 a 180 escolas bilingues, pouco para uma população de quase 30 milhões. Esse grande potencial – somado aos benefícios da metodologia canadense considerada a melhor entre os países de língua inglesa – tem atraído muitos investidores locais interessados, tanto que dos cerca de 2,3 mil cadastros para potenciais franqueados da Maple Bear neste ano, 20% são de empreendedores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo, proporcionalmente, a região com maior número de interessados no País.

Atualmente, estão em atividade na região 15 escolas Maple Bear, com mais 18 em implantação e 29 praças para abertura. Além das capitais (que já possuem escolas Maple Bear em operação), existem oportunidades de investimento em diversas cidades médias do interior dos três estados e até municípios menores com cerca de 200 mil habitantes. O investimento inicial em uma escola da Maple Bear é de, em média, R$ 2 milhões, com a criação de cerca de 20 postos de trabalho diretos.

“É importante ressaltar que mesmo entre as escolas bilingues já existentes na região, grande parte ensina a segunda língua no contraturno ou como disciplina isolada. Na Maple Bear, porém, adotamos uma abordagem bilíngue por imersão integral, o que significa que a quase totalidade das comunicações na escola e disciplinas como matemática são ministradas em inglês, proporcionando uma assimilação mais profunda da segunda língua e até vantagens cognitivas. Não raro, nossos alunos já são fluentes no inglês aos cinco anos”, explica Vitor Schmid, diretor geral da Maple Bear para a América Latina.

Outro fator importante foi a própria pandemia que evidenciou ainda mais o papel fundamental da educação na vida dos estudantes e da família e a necessidade de metodologias sólidas de educação que mantivessem o aprendizado mesmo a distância. Nesse sentido, o grande diferencial da Maple Bear é seu modelo de ensino canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, programa acadêmico e supervisão de educadores canadenses.

Fundada no Canadá, a Maple Bear chegou ao Brasil em 2006 e possui 159 escolas operantes e 27 mil alunos matriculados em território brasileiro. A rede prevê inaugurar 41 escolas até o final de 2021 e chegar a quase 200 operações no Brasil. “Se unindo à Maple Bear, os investidores conseguem um caminho mais fácil para realizar o sonho de empreender na área de educação, uma vez que têm acesso a um pacote completo e já testado, obtendo também benefícios como ganho de escala, ações conjuntas de comunicação e uma marca reconhecida nacional e internacionalmente”, completa Schmid.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895