Graduados trabalhando em postos de menos escolaridade

Graduados trabalhando em postos de menos escolaridade

Levantamento aponta aumento de 22% no percentual de pessoas com nível superior em funções como balconista e vendedor

Correio do Povo

Dos 704 mil motoristas de aplicativo, cerca de 86 mil têm graduação

publicidade

O número de pessoas ocupadas que têm ensino superior completo cresceu 15,5%, entre 2019 e 2022, revelou análise do Dieese, com base em dados IBGE. A alta, no entanto, é maior em ocupações que não exigem esse nível de escolaridade. O levantamento aponta aumento de 22% no percentual de pessoas com nível superior trabalhando como balconistas ou vendedores de loja.

Também cresceu 45% o número de pessoas com nível superior completo trabalhando como profissionais de nível médio de enfermagem. O número de ocupados com ensino médio completo cresceu 7,1% e o número total de ocupados aumentou 4%. “Nesse sentido, o aumento de ocupados com maiores níveis de instrução acompanhou a ampliação da escolaridade da sociedade brasileira como um todo”, diz o Dieese.

Qualificação

Dos 704 mil motoristas de aplicativo, cerca de 86 mil têm ensino superior completo, segundo o Dieese. A tendência reflete a alta (14,9%) de pessoas em idade ativa com graduação na comparação entre 2019 e de 2022. Isso equivale a 3,7 milhões a mais pessoas com tal qualificação.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895