Voluntários dão aula sobre habilidades para o mercado de trabalho

Voluntários dão aula sobre habilidades para o mercado de trabalho

Programa realizado em parceria com a ONG Junior Achievement ocorreu em escola de Gravataí

Correio Povo

Programa Habilidades para o Sucesso possibilitou que os jovens conhecessem e identificassem suas próprias aptidões

publicidade

A PPG, fabricante de tintas, revestimentos e materiais especiais, concluiu sua participação em um programa de capacitação para quase 90 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Anita Garibaldi, em Gravataí. O objetivo das aulas era o desenvolvimento de habilidades para a obtenção do primeiro emprego. Os funcionários da Tintas Renner by PPG, marca de tintas arquitetônicas da companhia, atuaram voluntariamente como professores por um dia e compartilharam suas experiências com os estudantes.

Realizado em parceria com a ONG Junior Achievement Rio Grande do Sul, o programa Habilidades para o Sucesso possibilitou que os jovens conhecessem e identificassem suas próprias aptidões, abordando temas como trabalho em equipe, resolução de conflitos, estratégias de comunicação, criação de currículo e ainda dando dicas para uma boa entrevista de emprego.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as 16 habilidades para ter sucesso profissional. Analisaram currículos para decidir, na prática, quem contratar; interpretaram papéis pensados para desenvolver habilidades de compreensão e uso de comunicação formal, informal e não verbal no ambiente de trabalho, bem como participaram de dinâmicas para entender a necessidade de cooperar no ambiente produtivo.

“A oportunidade dos nossos estudantes terem uma visão externa sobre o mercado de trabalho, carreira e as diferentes habilidades foi muito importante para incentivá-los em uma jornada profissional de sucesso. No dia seguinte ao projeto, as rodas de conversa dos alunos foram sobre novas perspectivas para o futuro e a importância de buscar conhecimento contínuo”, contou Simone Garcia Torquato, diretora da escola Anita Garibaldi.

O elenco de atividades oferecidas é baseado no 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho digno para todos. De acordo com Raquel Klemz, gerente de comunicação e responsabilidade social da PPG para a América do Sul, “ajudar os estudantes a desenvolver seu potencial, apoiando ações educativas que os tornem mais preparados para o mercado de trabalho, é parte do esforço de construir um futuro melhor para os jovens das comunidades em que estamos inseridos, bem como está em linha com os pilares globais de investimento em responsabilidade social da PPG”.

Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement foi fundada em 1919 para desenvolver e preparar estudantes para o mercado de trabalho por meio do método "aprender-fazendo” e está há 40 anos no Brasil. A colaboração entre a PPG e a ONG acontece desde 2013 e já impactou positivamente mais de 18 mil alunos e professores da rede pública.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895