Transição de carreira deve ser planejada e consciente

Transição de carreira deve ser planejada e consciente

Especialista avalia que é importante considerar uma curva de aprendizado

Correio do Povo

Caroline Souto entende que profissional pode considerar o que deseja mudar

publicidade

A construção de carreira pode ter formas diferentes das tradicionais. Normalmente, se pensa ums trajetória profissional de maneira linear, com crescimento constante, mas a realidade pode ser diferente, segundo a fundadora da empresa de desenvolvimento de pessoas, Angatu, Caroline Souto. “Percebo um movimento que pode ser de mudança  de empresa, de setor de atuação ou até mesmo de profissão”, observa. 

É importante que essa transição seja planejada e consciente. “Desde o momento da tomada de consciência até a decisão e ação em direção a um novo caminho profissional, existe tempo, investimento e dedicação. Então, compreender valores pessoais, propósito, dons e talentos pode ajudar”, explica Souto.

Entender o que é válido e funcional atualmente, mas também o que o profissional deseja mudar, ajuda a trazer clareza sobre o que é importante para um novo momento na carreira. “Compreender qual a sua visão de futuro e poder conversar com pessoas da área desejada, entender seus desafios e conquistas auxilia no planejamento”, diz.

Mudar um rumo esperado de trabalho, é um processo e pode levar tempo. O profissional costuma ser melhor capacitado na atual função e, quando iniciar a mudança, é preciso considerar uma curva de aprendizado, “Aquele profissional supercompetente vai começar não do zero, mas de um começo. Isso também precisa ser levado em consideração. Talvez a coisa mais importante de tudo isso, é entender que a nossa carreira é um ativo pessoal e deve receber a nossa atenção e investimento para render bons frutos.”

TechWeek

O Senac Tech promove a TechWeek, com palestras e atividades sobre tecnologia da informação. O evento é gratuito e ocorre entre hoje e quinta na avenida Venâncio Aires, 93, bairro Cidade Baixa, na Capital. Inscrições são feitas no link.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895