Passo a passo para aprender a utilizar o Currículo Lattes

Passo a passo para aprender a utilizar o Currículo Lattes

Além de ser um pré-requisito para ingressar em um curso de mestrado ou doutorado, avaliação das informações é uma das etapas do processo seletivo

Correio do Povo

publicidade

Um dos pré-requisitos para quem deseja cursar mestrado ou doutorado é ter um Currículo Lattes. Ele faz parte da Plataforma Lattes, ambiente virtual criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de integrar em um único sistema as bases de dados de currículos, grupos de pesquisas e instituições de todo o país.  A plataforma é uma maneira de padronizar nacionalmente o registro de todo o ciclo de vida acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil. Por isso, é extremamente detalhado. Não à toa, sua avaliação é uma das etapas dos processos seletivos dos nossos Programas de Pós-Graduação. 

Além de informações pessoais básicas, como nome, identidade e filiação, o Currículo Lattes inclui especificações sobre a trajetória acadêmica e atividades profissionais. São solicitados dados pessoais; formação acadêmica; idiomas e competências na fala, escrita e leitura; área de produção científica; artigos publicados; projetos de pesquisa ou de extensão que tenha desenvolvido; e grupos de pesquisa que participe ou tenha participado.  

É muito comum que pesquisadores em começo de carreira não tenham informações para preencher todas as possibilidades de campos que o Currículo Lattes oferece, mas alguns dados não são obrigatórios. Assim, qualquer pessoa pode criar seu currículo na plataforma.  

A PUCRS fez um passo a passo para criar e preencher a plataforma. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895