Batalha dos motores da Indy 500 tem GM mudando filosofia para dar troco na Honda

Batalha dos motores da Indy 500 tem GM mudando filosofia para dar troco na Honda

Confronto é equilibrado, mas japoneses venceram seis das últimas dez provas e mostraram vantagem na classificação

Bernardo Bercht

Nos recônditos das garagens, montadoras preparam seus canhões

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Muito além da batalha entre os 33 pilotos, há um duelo que vai temperar cada dia com carros na pista das 500 Milhas de Indianápolis: hambúrguer versus sushi; marine versus samurai; EUA versus Japão... Sim estamos falando de Chevrolet versus Honda. Na temporada, tudo indica uma vantagem para a turma da borboleta. Mas na hora que a pressão do turbo sobe para o templo em forma oval, as respostas ainda são difusas.

Nos últimos dez anos há um certo equilíbrio entre as duas montadoras, com ligeira vantagem para os japoneses. São seis vitórias contra quatro, em 2012, 2014, 2016, 2017, 2020 e 2021. A última dos norte-americanos foi com a Penske e Simon Pagenaud em 2019.

Mas a verdade é que, na média das últimas cinco edições, a Honda parece ter alguma vantagem quando os motores usam a pressão plena do turbo para a classificação. Largar mais para a frente sempre facilita o trabalho para percorrer as 200 voltas na frente da concorrência...

De qualquer forma, em ritmo de corrida nunca faltaram cavalinhos vencedores para empurrar a turma de Chevrolet. A grande reclamação sempre foi o quão "usáveis" são os cavalos de força. Existia uma noção não declarada pelas equipes de que o motor Chevy tem menos flexibilidade da sua curva de potência, nas diferentes configurações de marcha, na comparação com a Honda. Isso faz mais diferença nos mistos, mas também influencia no somatório volta após volta de uma corrida tática como a Indy 500.

Por conta disso, os pilotos têm celebrado muito a chegada do engenheiro Ray Gosselin à Ilmor, responsável pela preparação dos motores Chevrolet. Gosselin trouxe uma nova cultura de troca de informação com os pilotos e levou a um desenvolvimento maior do software do motor norte-americano. Agora, todos possuem mais opções de customização para adaptar o carro à pista, mas também ao gosto da sua tocada.

No campeonato a mudança já resultou em quatro vitórias do motor dos marines, mesmo que o motor samurai esteja liderando o campeonato na regularidade de Alex Palou e da Ganassi. Todas apostas, agora, se encontram no oval mais famoso e na corrida mais cobiçada do planeta.


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