Penske e Ganassi mostram força em ensaio para 500 Milhas de Indianápolis

Penske e Ganassi mostram força em ensaio para 500 Milhas de Indianápolis

Newgarden puxou a fila, com o brasileiro Tony Kanaan em terceiro

Bernardo Bercht

Newgarden liderou no geral e foi sexto sem vácuo

publicidade

Os dois dias de treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, encerrados nesta quinta-feira, foram uma demonstração de força das poderosas Penske e Ganassi. A gigante da Chevrolet e a da Honda ocuparam sete das dez primeiras posições da tabela de tempos, com Josef Newgarden puxando a fila. Intruso, o bicampeão Takuma Sato colocou a Dale Coyne no segundo lugar, ambos com média acima das 229 milhas por hora.

Com temperaturas bem apenas, que não devem se repetir em maio para a corrida, os tempos foram super rápidos e velocidades acima de 360 km/h garantidas. Ano passado, as médias de volta em período similar não passaram das 226 milhas por hora.

Vale reparar que os ponteiros garantiram suas voltas com ajuda do vácuo. Na análise sem este auxílio, o holandês voador Rinus Veekay foi o melhor com a Carpenter, numa média de 221.314 milhas por hora. Atrás dele veio a Penske de Scott McLaughlin e os azarões Conor Daly e JR Hildebrand. Newgarden foi o sexto.

Falamos da Ganassi, pois a turma favorita da Honda ficou com o brasileiro Tony Kanaan em terceiro lugar, seguido de Scott Dixon. Ainda teve Alex Palou em sétimo e o novato-veterano Jimmie Johnson em oitavo, empolgadíssimo com a velocidade nas Curvas 1 e 3. A Andretti foi bem discreta, com a aliada Meyer Shank puxando a fila em 11º com Simon Pagenaud e apenas Marco Andretti figurando no top ten, em sexto.

- Confira os tempos

O ex-Fórmula 1 Romain Grosjean foi 16º e ainda deu aquele sustinho na galera, ao sair de frente e carimbar o muro de leve. Aquele batismo elegante. Quem poderia ter aparecido nas cabeças é Hélio Castroneves, que tinha sido 11º na quarta, mas foi traído pela falta de aderência na saída dos pits e acabou batendo. Sem participar no segundo dia para os reparos, ficou em 27º no somatório das sessões.

A McLaren foi outra que mostrou pouco, com Felix Rosenqvist sendo o melhor, em nono. Pato O'Ward ficou em 21º e Juan Pablo Montoya fechou o grid em 31º. O colombiano, contudo, tirou onda. "Meu carro está melhor que ano passado a essa altura. Não adianta nada fazer um tempo agora, daí vai vir um cara num vácuo furioso e pular lá para cima com algo nada representativo", citou.

Agora, todos os holofotes estão apontados para maio. Serão as 200 voltas mais esperadas do ano, com cobertura in loco do blog PitLane e do programa Guaíba 300 por Hora.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895