Andretti chega a acordo com consórcio sueco e vai adquirir 80% da Sauber

Andretti chega a acordo com consórcio sueco e vai adquirir 80% da Sauber

EUA reforça presença na Fórmula 1 com empreitada de sua família mais famosa no lugar da Alfa Romeo

Bernardo Bercht

Em 93, a Sauber na mira, agora de novo, mas como cartola

publicidade

A sueca Islero Investments se fez de difícil e o anúncio não veio em Austin, mas agora está tudo encaminhado. Michael Andretti vai adquirir 80% do controle acionário da Sauber (Alfa Romeo) e expandir seu império automobilístico à Fórmula 1. A confirmação, agora, é protocolar.

Enquanto todos esperavam alguma badalação no GP dos Estados Unidos, o consórcio sueco Islero deu um passo atrás nas negociações. Finn Rausing, principal acionista, é um grande fã da Fórmula 1 e não queria abandonar totalmente o projeto. Aí, Michael precisou negociar a permanência do empresário dentro do corpo diritivo em alguma formatação.

Por conta disso, Rausing manterá 20% do time, enquanto o resto do controle será mesmo dos novos investidores norte-americanos.

Outros desafios aguardam a empreitada europeia da família mais famosa do automobilismo dos EUA. Em vigor, há um contrato de motor Ferrari para 2022, mas o time terá de encontrar um parceiro para 2023. A preferência seria Mercedes, mas uma aproximação com a Renault ocorreu nos últimos dias.

De resto, existe a vontade de colocar Colton Herta na F1 o quanto antes, mas a questão da superlicença e evitar "queimar" sua principal estrela são pesadas por Michael. A partir daí, o chinês Guang Zhou voltaria à mesa de negociações, assim como a manutenção de Antonio Giovinazzi.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895