Bottas vence GP da Turquia, Mercedes erra tática de Hamilton e Verstappen abre vantagem no Mundial

Bottas vence GP da Turquia, Mercedes erra tática de Hamilton e Verstappen abre vantagem no Mundial

Chuva confundiu estratégias e Red Bull levou a melhor no xadrez, mesmo com menos performance

Bernardo Bercht

Finlandês sobrou no fim de semana

publicidade

Valtteri Bottas fez sua festa particular, numa corrida sob chuva que dominou completamente, neste domingo na Turquia. A Mercedes, porém, teve pouco a comemorar, ao errar a tática com Lewis Hamilton, deixando  o britânico fora do pódio. Quem agradeceu foi Max Verstappen, que fez uma corrida solitária em segundo para assumir a liderança do campeonato e abrir vantagem, num dia que deveria ter sido todo da equipe alemã. Sérgio Perez remou muito com a outra Red Bull até completar o pódio em terceiro.

A largada não teve disputa pela liderança, com Bottas arrancando forte e Verstappen mantendo o segundo lugar. Mas teve desastre para Fernando Alonso. O espanhol colocou por fora e iria assumir o quarto lugar, mas foi atingido por Pierre Gasly e rodou. Sérgio Perez agradeceu e foi embora. Um cauteloso Hamilton subiu para 10º.

O espanhol voltou possuído no meio do pelotão, após cair para último. Ultrapassou cinco carros em duas voltas. Mas aí, exagerou. Bateu em Mick Schumacher e ambos foram para o fundo do pelotão. O resultado da pataquada foram punições para os pilotos da Alpine e da AlphaTauri, de cinco segundos.

O grande nome a essas alturas era Carlos Sainz, depois de largar de penúltimo. O ferrarista patrolava todo mundo, com muita confiança na aderência em condições ruins e logo apareceria no top ten. Hamilton, enquanto isso, mostrava um pouco de timidez atrás do japonês Yuki Tsunoda. A AlphaTauri usava algumas linhas bem defensivas, mas ainda assim, o britânico abortou ao menos três chances de passar na freada da reta principal.

Quando enfim passou, contudo, foi uma bela manobra, fintando por dentro para colocar por fora e ganhar a preferência na sequência do esse do primeiro setor. Depois disso, a Mercedes embalou. Ele executou a mesma manobra contra Lance Stroll na volta seguinte e, depois, teve mais facilidade contra Lando Norris. Quem achava que Gasly iria encrespar, viu que o francês nem teve reação, tamanha a tração da Mercedes. Como isso, Hamilton já era o quinto, colocando Perez na mira.

Lá na frente, Bottas, Verstappen e Leclerc trocavam voltas mais rápidas, mas as distâncias meio que se mantinham. Com boa vantagem para o finlandês na liderança. A pista se recusava a secar e os pneus intermediários iam ficando carecas. Ainda assim, Ricciardo parou para pneus novos de chuva e voltou mais lento. A charada seria o momento certo de trocar e se haveria uma janela de slicks.

A turma finalmente cansou de esperar e Sainz deu início às paradas da turma da frente. Foi um pit ruim e ele perdeu algumas posições. Verstappen também veio, seguido de Bottas. Leclerc e Hamilton arriscaram seguir na pista. O monegasco da Ferrari como líder, debatendo com a equipe se ficaria na pista até o final para tentar vencer.

Só que o pneu acabou e a Mercedes chegou. Bottas foi tirando quase um segundo por volta, chegou, botou na freada e foi embora. Foi o sinal para a Ferrari fazer sua última troca. O pit colocou Hamilton no pódio, em terceiro. Mas com os pneus na capa da gaita... Mais atrás, Sainz passava Ocon para ser oitavo, enquanto Ricciardo finalmente aproveitava os pneus mais novos e conseguia pressionar Stroll pelo último ponto.

Aí, a Mercedes tomou a decisão que pode decidir o campeonato e convocou Hamilton para o pit. Um potencial terceiro lugar virou quinto, com o pneu novo sofrendo o famoso graining e deixando o britânico sem aderência. Ele não conseguiu atacar Leclerc e quase foi superado por Gasly, reclamando muito. Lá atrás, Stroll passava Ocon, que ainda quase perdeu o pontinho final para Antonio Giovinazzi.

Na briga do pódio, Sérgio Perez aproveitou que Leclerc também sofria com o esfarelamento do pneu e assumiu o terceiro lugar. Valtteri Bottas venceu sua décima da carreira, mas o dia foi quase perfeito para a Red Bull. Numa pista que a Mercedes estava muito melhor, colocou os dois carros no pódio, com Verstappen em segundo e ainda viu o holandês retomar a liderança do certame com vantagem.

Gasly finalizou em sexto, segurando Lando Norris com a McLaren em dia complicado. O oitavo foi Sainz, prejudicado em sua escalada do pelotão pelo pit ruim da Ferrari. Stroll e Ocon fecharam os pontuadores.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895