Mercedes não arrisca nada e Verstappen vence com sobras o GP da Estíria de Fórmula 1
Holandês comandou todas as ações e colocou volta até no quinto colocado
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A Red Bull sobrou e Max Verstappen governou a bel prazer o GP da Estíria de Fórmula 1. A Mercedes facilitou, ao não tentar absolutamente nada diferente, e o holandês foi impecável para vencer patrolando, botando volta até no quinto colocado. Lewis Hamilton se limitou a comboiar o rival enquanto podia e finalizou em segundo, com Valtteri Bottas segurando Sérgio Perez para fechar o pódio.
Hamilton até pulou melhor na largada, mas não tracionou no lado sujo e Verstappen disparou na frente. No meio do pelotão, Fernando Alonso chegou a ganhar de Charles Leclerc e Pierre Gasly na primeira curva, mas o trio ficou batendo roda até dois levarem a pior. Leclerc perdeu parte do aerofólio e Gasly teve o pneu furado, eventualmente quebrando a suspensão. Alonso sobreviveu incólume, mas viu Lance Stroll bater a carteira de todo mundo.
LAP 25/71
— Formula 1 (@F1) June 27, 2021
Meanwhile, Bottas (P4) is closing in on Perez 🎯
The gap is around 2 seconds #StyrianGP 🇦🇹 #F1 pic.twitter.com/BhcZd8dQo4
Mais na frente, Bottas passou Perez e Norris para se recuperar da punição no grid. O mexicano demorou a superar a McLaren, o que no fim da prova lhe custaria o pódio. A partir daí, a tática era mais ou menos óbvia para todo pelotão, uma parada e ver o que acontecia. Verstappen liderava e mantinha entre 2,5s e 4s para Hamilton, com tudo sob controle.
Gastando mais pneus que os adversários imediatos, Alonso teve a sorte de George Russell ficar de escudo com o carro desequilibrado da Williams, e pode estender a vida dos pnes macios para 26 voltas. O coitado do britânico perdeu mais uma chance de pódio quando seu carro perdeu o ar comprimido das válvulas do motor. A Ferrari apostava em manter Carlos Sainz no asfalto com pneus duros e Leclerc já tinha trocado na segunda volta por conta do aerofólio danificado.
LAP 39/71 @GeorgeRussell63 retires after such a promising start to the race 😖
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Classy radio from Russell 📻 "No need to apologise, we're in this together. We go again next week - we'll get those points next week" #StyrianGP 🇦🇹 #F1 pic.twitter.com/eISyCg0mH6
Quando todo mundo parou, a Red Bull tinha um ritmo bem melhor na liderança com pneus duros. Hamilton descontou a diferença durante três voltas, mas depois começou a cair de performance. A 20 voltas do fim, a Mercedes tinha uma janela confortável para trazer o britânico para os pits e botar pneus novos, uma jogada que poderia sacudir a corrida. Só que não tentaram nada, abusaram do conservadorismo e viram Verstappen sumir na frente.
Perez tentou, a 16 voltas do final e calçou pneus médios. O mexicano descontou 1,5s por volta de Bottas, mas pegou alguns retardatários a quatro voltas do fim. Engatou no vácuo na última volta, mas não teve tempo de passar e surrupiar o terceiro degrau do pódio.
Leclerc is now up to P7 👏
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The Ferrari driver picks off Alonso then, on Lap 60, he passes Stroll, too!#StyrianGP 🇦🇹 #F1 pic.twitter.com/nYnqJsTZt7
Na luta dos pontos, Norris seguiria soberano em quinto, enquanto Sainz passava Stroll para ser sexto numa boa corrida de recuperação. Mais impressionante, Leclerc fez uma segunda parada e voltou patrolando Giovinazzi, Vettel, Raikkonen, Tsunoda, Alonso e Stroll para ser sétimo. O canadense marcou bons pontos com a Aston Martin, segurando Alonso na volta final. O espanhol superou a limitação de pneus somando dois pontos com a Alpine, apesar dos ataques de Tsunoda durante todo o terço final de prova. O último pontinho ficou mesmo com o japonês da AlphaTauri.
Só na antepenúltima volta a Mercedes trouxe Hamilton para parar, calçar pneus e fazer a volta mais rápida. Disparado na frente, Verstappen se deu o luxo de estacionar na linha de chegada e comemorar com time na mureta dos boxes. Agora são 156 pontos contra 138 do britânico e o título começa a parecer uma grande possibilidade.