Hamilton desbanca Verstappen e crava pole 100 da carreira no GP da Espanha

Hamilton desbanca Verstappen e crava pole 100 da carreira no GP da Espanha

Holandês não otimizou performance na fase final do treino da Fórmula 1 e viu heptacampeão chegar à marca histórica

Bernardo Bercht

Britânico encaixou cada detalhe da volta para largar na frente

publicidade

Lewis Hamilton aproveitou a bobeada de Max Verstappen, encaixou a melhor volta possível para a  Mercedes e cravou a histórica pole número 100 na Fórmula 1, com 1min16s741. O holandês vai largar em segundo com a Red Bull no GP da Espanha, com Valtteri Bottas em terceiro.

A diferença do trio veio nos milésimos e se definiu ainda na primeira tentativa do Q3. Verstappen não repetiu o embalo do Q2. Na segunda tentativa, todo mundo saiu junto do box, com pouco tempo para abrir volta. Embolados, perderam a temperatura ideal do pneu e quase ninguém conseguiu melhorar seu tempo.

O cara que conseguiu foi Charles Leclerc e, com isso colocou a Ferrari numa ótima quarta colocação. Quem se ferrou foi Sérgio Perez, que rodou na primeira passagem de forma espalhafatosa e, na segunda, foi apenas o sétimo colocado. Outro bom destaque da sessão foi Esteban Ocon, com um ótimo quinto lugar. O sexto foi Carlos Sainz correndo em casa, com Daniel Ricciardo dando o troco e largando na frente de Lando Norris, em sétimo com a McLaren. Alonso completou o top ten, sem encaixar um boa volta na última fase do treino.

O Q2 foi uma montanha-russa de sobrevivência. Qualquer milésimo de segundo faria a diferença para entrar na parte final e, daí, a surpresa da degola foi a AlphaTauri. Na sexta, parecia que teriam folga para entrar no top ten, dessa vez, Pierre Gasly foi cortado em 12º. Lance Stroll foi um pouco melhor, em 11º com a Aston Martin ainda à procura da performance perdida. Vettel foi 13º, seguido de Antonio Giovinazzi, num lampejo da Alfa Romeo; e o sempre batalhador nos treinos George Russell.

O vencedor de pior performance da classificação foi Yuki Tsunoda. O japonês brilhou na sua estreia e, desde então, sumiu. Botou roda na areia em sua última tentativa e foi apenas o 16º. Kimi Raikkonen veio em seguida, enquanto Mick Schumacher conseguiu desbancar uma Williams para ser 18º.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895