Uma fortuna em cocaína no mar brasileiro

Uma fortuna em cocaína no mar brasileiro

A apreensão histórica, realizada pela Marinha do Brasil e pela Polícia Federal brasileira, nos dá uma amostra das fortunas que a humanidade movimenta no mundo do crime. Se pensarmos bem, só com o comércio de armas e drogas, daria para resolver a fome do mundo.

publicidade

Nada menos do que R$ 108 milhões de reais. Este é o valor estimado pela Polícia Federal da cocaína apreendida nesta última terça-feira, no litoral de Pernambuco, em ação conjunta com a Marinha do Brasil e noticiada em primeira mão aqui no CP. Eram 3,6 toneladas da droga num navio - que podem ver nas imagens, não é nenhum cargueiro, é um navio pequeno até. Um barco que, de longe, aos desavisados, parece um simples barco de pesca.

A ação, que fez parte da operação "Ágata Nordeste", foi integrada entre a inteligência da PF e ao Centro de Operações Marítimas da Marinha. O barco com a droga foi interceptado a uma distância de 18 milhas náuticas do Recife, o que equivale a aproximadamente 33 quilômetros da costa. Cinco tripulantes da embarcação, que receberiam R$ 20 mil cada um para levar a droga até a África, foram presos em flagrante.

Em entrevista à TV Record, o Comandante do Centro de Operação da Marinha frisou a imensa gama de ameaças que a força militar brasileira enfrenta, todos os dias, nesta área gigantesca: tráfico de drogas, tráfico de armas, ações de pirataria, poluição ambiental, pesca ilegal, terrorismo e por aí vai. Mas a Marinha está com um sistema de monitoramento cada vez mais avançado para entender tudo o que se passa nos nossos mares.

O Brasil é rota internacional do tráfico de drogas, infelizmente. É um país continental. Se olharmos a fortuna apreendida só neste barco, e pensarmos no todo que é apreendido só no tráfico de drogas, todos os dias, no planeta, e se somarmos esta quantia inimaginável de riqueza ilícita ao tanto que os países do mundo gastam em armas (fora o tráfico, que também é gigante), a gente se questiona: haveria fome no mundo? Miséria? Desigualdade? Não. Tudo o que vemos, por aí, e que é indigno, como crianças morrendo de fome e sede, é resultado da triste natureza humana. Infelizmente. Esta droga ia justamente para a África, tão assolada pela miséria e pela fome.

Parabéns à Marinha e à PF pela ação histórica! 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895